Avião pode ter caído de 'barriga' no oceano

Fraturas indicam queda de grande altura; mas não foi descartada hipótese de desintegração

Bruno Tavares e Angela Lacerda - Jornal da Tarde

As características e a extensão das lesões encontradas nos corpos de 43 das 49 vítimas do voo 447 da Air France já periciadas em Fernando de Noronha sugerem que ao menos parte do Airbus A330 caiu de “barriga” no mar. Ontem, o comando militar informou que mais um corpo foi avistado e recolhido pela Corveta Caboclo - dessa forma, já foram resgatadas 50 das 228 pessoas a bordo. Ontem, a Fragata Bosísio chegou às proximidades de Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pelo navio-anfíbio francês Mistral.

Peritos ouvidos pela reportagem dizem que praticamente 95% dos cadáveres até agora apresentavam fraturas no terço medial das pernas, nos braços e na região do quadril - semelhantes aos verificados em pessoas que caem de grande altura. Na avaliação de legistas, esse é um indício de que alguns passageiros estariam sentados em suas poltronas no momento da queda. Outro sinal é a baixa incidência de traumatismo craniano.

Se o avião tivesse caído de bico, dizem os peritos, era de se supor que as vítimas apresentassem ferimentos mais severos na cabeça - sobretudo as que estavam sem o cinto. Também foram detectadas petéquias (lesão de cor avermelhada) nas mucosas de grande parte dos cadáveres. Embora estejam associadas à morte por asfixia, elas podem surgir em outras situações, como politraumatismo.

“Sabemos que houve despressurização da cabine, conforme indicou uma das mensagens enviadas pelo avião. Mas ainda é cedo para afirmar que as vítimas morreram por causa disso, mesmo tendo sido encontradas petéquias em muitos dos corpos”, disse um legista. A quantidade de roupas nos cadáveres - um importante indicativo da dinâmica do acidente - tem variado.

Alguns chegaram com trajes completos e outros com pouca roupa. Entre os primeiros 16 corpos retirados do mar, por exemplo, grande parte estava despida ou com roupas mínimas. Anteontem, porém, os legistas descobriram que a maior parte das vítimas entregues ao Instituto Médico-Legal (IML) do Recife dessa forma havia sido resgatada pela fragata francesa Ventose, que pode não ter seguido o protocolo brasileiro. “Eles podem ter retirado as roupas para facilitar o resgate ou o transporte dos corpos, mas isso prejudica nosso trabalho, até porque as vestes poderiam fornecer dados importantes, como cheiro de combustível e eventuais queimaduras”, disse outro perito.

Apesar de as pistas indicarem que parte do avião pode ter chegado íntegro ao mar, a hipótese de que o jato se despedaçou no ar continua sendo investigada por legistas do IML e peritos da Aeronáutica. Os trabalhos em Recife estão sendo acompanhados de perto por duas equipes de peritos franceses - uma ligada ao Escritório de Investigação e Análises para a Segurança da Avião Civil (BEA, na sigla em francês) e outra ao Judiciário daquele país. Embora tenham trazido equipamentos (máquinas fotográficas e um raio X portátil) e estejam aptos a ajudar, os profissionais têm atuado apenas como observadores.


Militares Brasileiros recolhem mais um corpo

Jornal do Brasil

A Força Aérea Brasileira e a Marinha localizaram e resgataram terça-feira mais um corpo de uma das vítimas do acidente com o avião da Air France, que caiu no Atlântico no último dia 31. Com isso, chega a 50 o total de corpos resgatados, informaram os militares. O Airbus A330, que fazia o voo 447 do Rio a Paris, transportava 228 pessoas.

Terça-feira pela manhã, os seis últimos corpos resgatados do Atlântico chegaram a Fernando de Noronha (PE), onde passarão por perícia inicial antes de serem levados para identificação em Recife. Esses últimos seis foram resgatados pela Marinha francesa e transferidos para uma embarcação da Marinha brasileira no último domingo.

Somente terça-feira, as equipes de busca e resgate da Aeronáutica percorreram mais de 19 mil quilômetros quadrados. Quarta-feira, um navio da Marinha brasileira irá se posicionar a cerca de 48 quilômetros ao norte de Fortaleza (CE) para receber dois helicópteros – um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo – que também atuarão nas buscas. A operação de busca e resgate percorreu um total de 1.000 horas voadas por aeronaves brasileiras e estrangeiras. O número é mais que o dobro realizado nas operações de resgate às vítimas das enchentes em Santa Catarina, em 2008.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já garantiu as buscas pelos corpos das vitimas e destroços do voo 447 não têm data definida para terminar. Aeronáutica e Marinha chegaram a estipular 19 de junho como prazo final das operações, mas Jobim afirmou ao seu colega francês, Hervé Morin, que as buscas prosseguirão “até o momento em que tecnicamente se entender que elas são inúteis”, segundo afirmou em entrevista na Embaixada do Brasil em Paris.

Por volta do dia 30 de junho, as caixas-pretas do Airbus deverão parar de emitir um sinal sonoro que ajuda na sua localização. Tanto o governo brasileiro quanto o francês, porém, consideram cada vez mais remotas as chances de localizar os destroços e mais corpos. As causas exatas do acidente ainda são desconhecidas.