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Airbus decide trocar sensores de velocidade usados em suas aeronaves

Medida foi tomada após o acidente com o voo 447 da Air France.
Cerca de 200 aeronaves vão passar por troca de peças.

Da Reuters - Via G1

Quase dois meses após o acidente com o voo 447 da Air France, que ia do Rio de Janeiro a Paris e caiu no Oceano Atlântico, a Airbus recomendou nesta quinta-feira (30) que as companhias aéreas troquem os sensores de velocidade usados por 200 aeronaves passando a usar peças da fabricante norte-americana Goodrich.

A medida vai afetar as aeronaves A330 e A 340, que atualmente usavam sensores fabricados pela empresa francesa Thales.

A Airbus divulgou um boletim às companhias aéreas nesta quinta-feira pedindo para que façam a troca de ao menos dois dos três sensores, conhecidos como tubos de Pitot, de cada aeronave.

A medida da Airbus se antecipou a um pedido da Agência de Segurança de Aviação Europeia, que havia anunciado mais cedo que planejava recomendar uma proibição aos sensores de velocidade instalados no modelo de avião da Airbus que caiu no oceano.

A proposta também pediria que fosse diminuído para apenas um por avião o número de sensores novos fabricados pela mesma empresa, a francesa Thales. Isso significa que ao menos dois dos três sensores de velocidade instalados em cada avião do modelo teriam de ser fornecidos pela única outra fabricante, a Goodrich.

A norma pode ser aplicada a todos os aviões Airbus A330 equipados com os sensores de velocidades produzidos pela Thales, e também ao modelo similar A340.