http://www.tlaxcala.es/images/gal_4473.jpg
Lula discutirá com Obama atuação militar dos EUA

Fonte: Zero Hora

Com prestígio junto ao colega americano Barack Obama, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo brasileiro, em algum momento, terá de discutir com Washington a presença militar dos Estados Unidos por meio da 4ª Frota, reativada ano passado para atuar militarmente nas Américas do Sul e Central.


Lula ressaltou que já havia feito um pedido ao ex-presidente dos EUA George W. Bush para debater o assunto.

– Em algum momento nós vamos ter de conversar com o presidente Obama, porque nós já mandamos uma carta ainda quando era o presidente Bush sobre a questão da 4ª Frota. Na carta, dizíamos que não víamos com bons olhos a ideia da 4ª Frota porque me parece que a linha territorial dela é quase em cima do nosso pré-sal – afirmou Lula.

O presidente fez a afirmação sobre a 4ª Frota durante entrevista coletiva, ao lado da presidente do Chile, Michelle Bachelet, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lula destacou que esse tipo de questão deve ser debatida “com muito cuidado” para não gerar conflito com outros países. Ele se referia também à questão da instalação de uma base militar americana na Colômbia, que tem gerado conflitos entre o presidente do país, Álvaro Uribe, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Lula e Bachelet afirmaram concordar com a ideia de discutir o assunto na próxima reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), marcada para 10 de agosto em Quito, por meio da convocação dos ministros que fazem parte do Conselho de Defesa da organização.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que também participou do encontro com a presidente chilena, disse acreditar que o Brasil poderá, algum dia, eleger uma mulher para a Presidência:

– Não vejo por que o Brasil não tenha possibilidade de eleger uma presidenta. Teve um presidente metalúrgico, pode ter um presidente negro e pode ter uma presidente.