Nova Fachada da Base Aérea de Fortaleza (2008)

Base Aérea de Fortaleza comemora o 23º Aniversário do Esquadrão Zagal

Fonte: BAFZ - FAB

No dia 14 de agosto, a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) realizou uma solenidade militar alusiva às comemorações do 23º Aniversário do Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle, Esquadrão Zagal, como é conhecido o 5º/1º GCC.

A solenidade foi presidida pelo comandante da BAFZ, Coronel-Aviador Manoel Araujo da Silva Junior, e contou com a presença do Major-Brigadeiro-Engenheiro R1 Francisco Moacir Farias Mesquita, do Coronel-Aviador José Wilson Maia Guedes, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e do Tenente-Coronel-Aviador Sérgio Luiz da Cunha Candea, Comandante do 1º GCC, entre outras autoridades civis e militares.

Instrumentos de controle de voo na cabeceira da pista da Base Aérea de Fortaleza

O 5º/1º GCC foi criado por meio da Portaria Reservada nº 356/GM3, de 15 de agosto de 1986. Sediado em Fortaleza, tem por missão operar e manter, em nível orgânico, um Sistema de Controle de Aproximação de Precisão Transportável (MGCA-FZ).

Compartilha com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) o controle da Terminal Fortaleza (TMA FZ), orientando com segurança os pousos e decolagens de mais de 4.000 Tráfegos por mês. Tem por lema: “A certeza do pouso seguro no regresso da missão cumprida”. Atualmente o 5º/1º GCC é comandado pelo Major-Aviador Ricardo Ferreira Botelho.