Mikoyan-Gurevich MiG-29S 'Baaz' da Bharatiya Vayu Sena (Indian Air Force-InAF)
Força Aerea Indiana


MiG-29 da índia intercepta A340 da Air France

Revista Asas - Com notas By vinna e informações do Sify News

Um caça MiG-29 da Força Aérea Indiana foi acionado para interceptar, na tarde de ontem, um objeto não-identificado que aparentemente invadiu o espaço aero daquele país pela região de Amritsar. O intruso era um Airbus A340 da Air France, que estava voando a uma altitude de 11.200m (37.000 pes, estava sobrevoando o municipio indiano de Amristar) proveniente de Paris (França), com destino à Bangkok (Tailândia).

O mistério foi desvendado quando o caça interceptou o Airbus, descobrindo que a aeronave estava utilizando o código errado de identificação de radar secundário, causando confusão no sistema de controle aéreo da Índia.

Airbus A340-313X similar ao modelo interceptado - voo intercontinental AF-164

“Quando nosso caça chegou próximo a aeronave, identificamos o problema e informamos à aeronave, que trocou o código e passou a ser devidamente reconhecida pelos radares”, declarou um porta voz da Força Aérea da Índia. “Nós ficamos satisfeitos em observar, na prática, a proficiência dos nossos sistemas”, completou.

Assim que o incidente foi solucionado e a aeronave identificada, o piloto do MiG-29recebeu ordens de retornar para a sua base aérea e o Air France foi autorizado e prosseguir viagem.