MiG-21 da Força Aérea do Iraque (notar a camuflagem de deserto)
com marcas da
Força Aérea Sérvia (Ex-Iugoslávia).
Pelo menos 3 foram usados na Guerra Civil que dividiu a
Iugoslávia.

MiGs "estocados" na Sérvia para a Força Aérea do Iraque

By Vinna com informações do New York Times - Fotos do Forum Air Serbia - Forum Key Publishing

O Ministério da Defesa do Iraque revelou neste domingo localizou pelo menos 19 caças dos modelos MiG-21 e MiG-23 que se encontravam armazenados na Sérvia onde tinham sido enviados para revisão em 1989. Bem antes da invasão do Kuwait quando foi determinado o embargo econômico e de armas contra o país.

Assim uma delegação técnica do Iraque, liderada pelo chefe da força aérea, general Anwar Mohammed Amin, foi enviada a Sérvia para negociar o retorno ao país das aeronaves. O Governo Sérvio que este ano já exportou 100 milhões em armas ao Iraque e no ano passado pelo menos 235 milhões dólares, prometeu devolver imediatamente para uso pelo menos dois MiGs. Posteriormente as demais devem ser devolvidas ao ritmo a proporção que forem revisadas na base aérea de Rush.

MiG-23 Iraquiano (observar as marcas em árabe) sendo examinado pelos Sérvios abaixo a mesma aeronave com marcas da Força Aérea Sérvia (Ex-iugoslavia)

Atualmente a força Aérea do Iraque (que já foi uma das maiores do mundo com 750 aviões) conta com apenas 87 aeronaves, principalmente de transporte e aviões de reconhecimento e helicópteros, e somente uma aeronave de ataque ao solo. Não tem caças. Recentemente o país adquiriu um lote de aeronaves de treinamento T-6 Texan II. A Força Aérea do Iraque já anunciou a intenção de adquirir o F-16 mas até agora o Governo Americano não autorizou o fornecimento de caças de Alto desempenho.

Mosul, Iraq. Mig-21bis iraqui con numeral "21240". Fotografiado en Abril de 2.004 al poco de ser descubierto. Afortunadamente aún no ha sido cubierto de graffitis, lo que nos permite apreciar su camuflaje original, a pesar del polvo y la arena. Está en aparente bastante buen estado. No se ha partido. Simplemente se ha intentado separar la parte trasera del fuselaje por la junta, maniobra normal cuando se queria acceder al motor para repararlo. (texto hangar TJ)

A opção de re-incorporar aeronaves MiG que estavam na Sérvia deverá então restituir a capacidade da aviação de caça do Iraque bem antes deste do pais comprar uma aeronave americana. Há uma importância muito grande para o Iraque conseguir restituir a capacidade mesmo que limitada de sua aviação de caça, já que a saída dos contingentes americanos em 2010 deixará a cargo dos próprios Iraquianos a defesa do país, o que não ocorreria na questão da Força Aérea.

Mais Fotos de outro MiG-23 do Iraque enviado a sérvia em 1989 para revisão (observar camuflagem de deserto e marcas Iraquianas cobertas).


Vale salientar ainda que as autoridades iraquianas localizaram outros ativos do país estocados em países como Egito, Rússia, França e Itália. Foram descobertas duas embarcações patrulha pertencentes ao Iraque, no Egito e outras duas na Itália. Foram descobertos ainda outros materiais na França (
Nota: há informações que alguns Mirage F-1 foram retidos na França e depois repassados a Espanha) e na Rússia, afirmou o Sr. Askari, porta-voz do Ministério da Defesa.