O contrabando de peças de aeronaves F-4, F-5 e F-14 para o Irã é tão grande que os iranianos desenvolveram o Saegheh que é essencialmente um F-5 recostruído.

Belga é detido nos EUA por exportar ilegalmente peças de caças F-5 ao Irã

Da France Presse - Via G1

Um cidadão belga residente na França foi detido nos Estados Unidos, devendo comparecer ainda nesta quarta-feira à justiça para responder sobre a acusação de exportar ilegalmente para o Irã peças de avião de combate F-5, anunciou o departamento de Justiça americano.

Imagem divulgada em 24 de Julho pela agência de noticias iraniana Fars e mostra aeronaves F-5 durante manobras militares na cidade de Chabahar, no sul do país. mesmo sob embargo o Irã nacionalizou peças dos F-4, F-5 e F-14. Aquelas que não consegue fabricar (principalmente o F-14) os iranianos importam por terceiros paises ou obtem através de traficantes de armas (Foto: AFP)

O homem, de 56 anos, foi detido semana passada no aeroporto de Nova York ao tentar desembarcar no país, precisou o departamento em comunicado. Deverá apresentar-se a um tribunal de Mobile, cidade do estado de Alabama, sul.