Venda de 24 T-6C ao Marrocos é confirmada


Após a DSCA (Defense Security Cooperation Agency) ter notificado o Congresso dos Estados Unidos, em dezembro de 2007, sobre uma possível venda à Real Força Aérea de Marrocos de 24 aeronaves de treino T-6B Texan II através do processo FMS (Foreign Military Sale), o Departamento de Defesa deu agora luz verde a esse fornecimento e encomendou 24 T-6C à empresa Hawker Beechcraft Corporation. O contrato inclui o fornecimento de sobressalentes, apoio logístico, serviços de formação, equipamentos de apoio em terra e documentação técnica. Os T-6C Texan substituirão os T-43C1 Mentor e T-37B Tweet atualmente em serviço.

O T-6 também foi adquirido pela Grécia, Estados Unidos, Iraque e ainda pela NATO Flying Training Canada (NFTC).

A Força Aérea do país norte-africano está passando por um profundo processo de modernização, que passa pela aquisição de 24 aeronaves de combate F-16C/D Block 52 da Lockheed Martin Aeronautics Company, 4 aeronaves de transporte tático Alenia Aeronautica SpA C27J Spartan, 12 sistemas de designação Lockheed Martin Missile and Fire Control AN/AAQ-33 Sniper ATP e sistemas de reconhecimento DB-110 da Goodrich Corporation.

Os marroquinos solicitaram, ainda, a venda de uma aeronave Gulfstream Aerospace Corporation G-550. Além dessas aeronaves, o consórcio Francês ASTRAC, formado pelas empresas Sagem Défense Sécurité (do grupo SAFRAN) e a Thales Airborne Systems, iniciou a modernização de 27 aeronaves Dassault Aviation Mirage F-1EC-200/CH para a configuração MF-2000. Algumas das aeronaves de combate F-5E Tiger III sofreram no passado processos de modernização.

F-5E Tiger do Marrocos sofreram há algum tempo, up-grade em Israel para o padrão III similar ao dos F-5 do Chile