Grupo Tarefa Brasil-Venezuela chega a Fortaleza para iniciar a Operação “VENBRAS-2009″

Fonte: Marinha do Brasil-Via: Plano Brasil


CMG Médici (CGT brasileiro), CN Diaz (CGT venezuelano) e
CN Landa (Comte do navio) a bordo da Fragata Mariscal Sucre (F21)

Fragata “Liberal” se aproximando para atracação em Fortaleza


Fragata “Mariscal Sucre”, da Armada Bolivariana, em Fortaleza

Fragatas “Liberal” e “Mariscal Sucre”, atracadas no porto de Fortaleza (CE)

Os navios que realizarão a Operação “VENBRAS-09” chegaram a Fortaleza (CE) na manhã do dia 16 de outubro. A Marinha do Brasil e a Armada Bolivariana comporão o GT 701.1 para executar a Fase de Mar da Operação, na Área Marítima entre Fortaleza e Rio de Janeiro.

Durante a Fase de Porto, no período de 16 a 18 de outubro, foram realizadas as Reuniões de Operações e Comunicações e a Reunião “Pré-Sail”.

O Grupo-Tarefa brasileiro (GT 710.1) é comandado pelo CMG Paulo Ricardo Médici, Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, e tem a participação das Fragatas “Liberal” (F43) e “Independência” (F44), Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Submarino “Tupi” (S20), e Aeronaves AF-1, SH-3A, AH-11A Super Lynx. Durante o trânsito para o Rio de Janeiro, contará com o apoio dos Navios Patrulha dos Comandos dos 1º, 2º e 3º Distritos Navais, que atuarão como Figurativo Inimigo.

O GT venezuelano está sendo comandado pelo CN Clemente Antonio Diaz, tendo a participação da Fragata “Mariscal Sucre” (F21) e o Navio Transporte de Apoio e Reabastecimento “AB Esequibo” (T62).

Durante a Fase de Mar, atualmente em execução, no período de 19 a 25 de outubro, estão programados diversos exercícios operativos, tais como Ações de Defesa Antiaérea, Ações de Superfície e de Submarino, Ataques Coordenados, Guerra Eletrônica, Tiro Anti-Aéreo, Transferência de Carga Leve no Mar, Transferência de Óleo no Mar, Manobras Táticas, Operações Aéreas e Trânsito sob Ameaças Múltiplas.

A Fase de Mar da Operação “VENBRAS” é realizada, anualmente, entre as Marinhas do Brasil e Venezuela, sendo executada, em sistema de rodízio, em Águas Marítimas brasileiras e venezuelanas.