https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhf2iKW3OX0U2Nh-uejLjzp_4j52Kxf7Up31K8PujimewVyVODWpvFJKq7qPXYdDrCtpzl22P0bBlnzam4MHNx0mcbo_wLm6zCCBfifnpQgcRv4FUkS64wVEThkcLlD88oNyksGCoYDlL9H/s400/Rafale.jpg
França e Kuwait assinam acordo de Defesa

Fonte: Tecnologia & Defesa

França e Kuwait assinaram, na última quarta-feira (21), em Paris, um acordo de cooperação no setor militar. O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, disse na ocasião que a França está retornando para a o Golfo Pérsico, região de grande importância estratégica global, e lá pretende tomar seu lugar para salvaguardar sua segurança. Já o ministro da Defesa do Kuwait, Sheik Jaber Mubarak Al-Hamad Al-Sabah, declarou que o pacto permitirá maior cooperação estratégica entre as Forças Armadas das duas nações, tomando como base outro acordo, assinado em 1992. Ambos os ministros expressaram a preocupação com o desenvolvimento do programa nuclear iraniano, sublinhando que o fato está causando inquietação e insegurança em todos os estados do Golfo Pérsico.

Além de manifestar interesse na aquisição de outros tipos de equipamentos bélicos, como helicópteros e sistemas de defesa anti-aérea, o ministro do Kuwait informou que a Força Aérea de seu país tem interesse em adquirir o Rafale. Segundo ele, o sinal verde para a compra do avião já foi dado e o caso foi passado para equipes responsáveis pela análise detalhada da oferta francesa. O presidente do país europeu, Nicolas Sarkozy, declarou durante uma visita ao Golfo Pérsico, em fevereiro, que discussões com o governo kuaitiano para o fornecimento de até 18 Rafale estavam em andamento.

Nos últimos meses, a França vem reforçando seus laços com monarquias produtoras de petróleo da região, e já instalou uma base militar permanentes nos Emirados Árabes Unidos ao mesmo tempo que renovou um acordo de defesa existente desde 1995. O país árabe também é um potencial comprador do avião de combate Dassault Rafale, e sua negociação vem acontecendo há algum tempo.