Há previsão de 100 F-35 para a Australia

Austrália compra 14 Lockheed F-35.

Fonte: Revista Asas

O comitê do gabinete de segurança nacional da Austrália aprovou ontem a compra do primeiro lote dos caças de 5ª geração Lockheed F-35 Lightning II, num contrato que chega a US$ 3,2 bilhões para 14 aeronaves.

Os primeiros exemplares só deverão ser entregues em meados de 2014 e o pedido total da Austrália deverá totalizar, no mínimo, 72 jatos de combate multifuncionais, que representarão a espinha dorsal de sua força aérea de defesa.
“A aprovação do próximo lote de aviões com todo o suporte necessário de pós-venda, manutenção, treinamento e criação de três esquadrões será analisada somente em 2012”, declarou o senador australiano John Faulkner.

Faulkner disse também que o governo analisou muito bem as capacidades de combate do F-35 e estão extremamente confiantes que o caça vai manter a soberania e as capacidades estratégias do país até 2030.

O primeiro esquadrão estará operacional apenas em 2018, momento em que a Austrália analisa a retirada de serviço dos seus caças Boeing F/A-18F Super Hornet.

Praticamente ao mesmo tempo em que a Austrália tomou essa decisão, o Japão demonstrou interesse em adquirir 40 exemplares do F-35, cujas verbas necessárias seriam alocadas já em 2011, com uma possível assinatura de contrato.