EUA investigam vazamento em usina nuclear

Fonte: EFE/Yahoo - Via Plano Brasil

A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos enviou hoje uma equipe de investigadores à usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, para analisar o impacto de um vazamento em um de seus módulos.

A companhia Exelon Nuclear informou em comunicado que o alerta de contaminação radioativa soou no sábado à noite na Unidade 1 da usina, situada na cidade de Middletown. Os 150 trabalhadores que estavam em serviço foram retirados do local.

A unidade estava fechada desde 26 de outubro para recarregar combustível e obras de manutenção e substituição dos geradores a vapor.

O porta-voz da Exelon Nuclear, Beth Archer, disse que os investigadores estão buscando a causa do vazamento e assegurou que a radiação foi rapidamente contida.

Segundo indicou, as primeiras provas indicam que a contaminação afeta só a parte interior do edifício e não saiu da construção, e que por isso não há riscos maiores.

No entanto, segundo o diário local “The Examiner”, 20 empregados foram tratados por excesso de radiação.

A usina de Three Mile Island foi cenário do pior acidente nuclear da história dos EUA, quando em 1979 houve uma fusão acidental do núcleo em um reator da unidade, que a companhia fechou posteriormente.