F-4 Phanton iraniano patrulha estreito de Ormuz

Irã pode atingir alvos no Pérsico, diz militar

Da EFE - Via G1

Um alto comando militar iraniano advertiu hoje que a Marinha do Irã tem capacidade suficiente para atingir alvos inimigos no Golfo Pérsico, horas depois do início da maior manobra antiaérea do Exército nos últimos anos.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias local "Fars", o comandante do quartel marítimo da região oeste, capitão Abdul Hamid Kefayat, disse que as Forças Armadas conseguiram obter "sistemas de defesa sofisticados de fabricação nacional".

"Nos primeiros anos da guerra (contra o Iraque 1980-1988), apesar de não ter armamento, conseguimos golpear o inimigo graças à fé. Hoje em dia, estamos orgulhosos de ter coberto todas as necessidades armamentísticas dentro do país e ser independentes dos estrangeiros", disse.


Em águas do Golfo Pérsico, os Estados Unidos têm a sede de sua 5ª Frota, integrada por porta-aviões e outros grandes navios de guerra.

Segundo a televisão estatal, o Irã iniciou neste fim de semana ambiciosas manobras de defesa aérea, aparentemente destinadas a testar os sistemas defensivos das polêmicas instalações nucleares distribuídas pelo país.

Os exercícios bélicos têm duas fases e cobrirão dois terços do território nacional, explicou, no sábado, o general Ahmad Mighani, chefe do Estado-Maior da Aviação iraniana.