UH-1 como bombardeiro do Líbano

Do Voo Tático

Para nós ocidentais, usar helicópteros para lançar bombas soa meio estranho. Nunca foi um papel comum dos helicópteros e as poucas vezes que isso ocorreu provavelmente foram no início da era dos helicópteros armados no Vietnã, onde tudo que atirava foi pendurado do lado de fora de um Huey.

Detalhe do Huey decolando observe as duas bombas

Por outro lado, os soviéticos usaram com bastante eficácia os seus Mi-24 para lançar bombas durante a campanha do Afeganistão na década de 1980. Os vales onde a guerrilha se entocava não permitiam o emprego eficaz dos Su-25 e os helicópteros assumiram o papel de bombardeiros. De maneira geral, o resultado foi bom pela baixa velocidade do helicóptero, que permitia um lançamento mais preciso que o dos aviões.

Mas, mesmo para os russos, esse arranjo não é mais tão comum. Nas campanhas da Chechênia, o míssil substituiu as bombas com excelentes resultados.

Huey em voo com uma so bomba ventral

Observe que as bombas estão presas em cabides adaptados dos Mirage/Hunter

Acima o detalhe do mecanismo de ar comprimido responsável pela liberação das bombas

Atualmente, a Força Aérea Libanesa tem empregado helicópteros UH-1 para lançar bombas de 50 a 400 kg, principalmente pela falta de outras aeronaves mais adequadas. Segundo o The DEW Line, as bombas são lançadas a 90 Kt, 1500 ft acima do alvo (o vídeo abaixo mostra altura bem maiores). O envelope é bastante estreito e qualquer variação pode resultar num lançamento impreciso.

"Bombs away"