Imagem retocada do MiG-29 com a insígnia da Força Aérea do Líbano

MiG-29 Libanos: Técnicos Russos finalizam a inspeção em Kleyat

By Vinna com informações do Lebanese Air Force - News

Desde dezembro de 2008, a Força Aérea Libanesa está em entendimentos com a Rússia para efetivar o fornecimento de 10 caças supersônicos MiG-29, como parte de um acordo militar.

Nesta quinta uma equipe de especialistas russos inspecionou as instalações do aeroporto Kleyat distante apenas 5km da fronteira com a Síria. A base abrigou no final dos anos 60 os Dassault Mirage IIIE/D da Força Aérea do Líbano e atualmente abriga um esquadrão de Bell UH-1H.

Os especialistas Russos devem elaborar um laudo com as modificações e obras de engenharia necessárias para o aeroporto abrigar de forma satisfatória os 10 caças MiG-29 que deverão ser incorporados pela Força Aérea do Líbano até 2010.

Recentemente o aeroporto serviu de “cabeça de ponte” para as ofensivas aéreas do conflito de Nahr el-Bared, quando helicópteros efetuaram diversas ofensivas contra terroristas aquartelados em acampamentos de refugiados palestinos situados ao norte da cidade de Trípoli.
Apesar dos 4 Hawker Hunter estarem em operação estes encontram-se relegados a missões de treinamento avançado no aeroporto de Rayak (Vale do Bekaa) Enquanto não se efetiva a transferência de 10 BAe Hawk T-63 cedidos pelos Emirados Árabes Unidos - EAU.