Chavez anuncia a chegada de tanques à Venezuela
300 tanques e carros blindados chegarão da Rússia brevemente !

Fonte: Area Militar

No sábado pela noite, o presidente da Venezuela anunciou na televisão a chegada em breve, a território venezuelano de 300 viaturas blindadas, entre tanques T-72 e outras viaturas blindadas de fabrico russo.


BTR-90: Um dos novos veículos russos, que deverá chegar a Venezuela


Chavez afirmou que os carros T-72, viaturas blindadas de transporte de pessoal BTR e viaturas de combate de infantaria do tipo BMP-3, deverão começar a substituir as viaturas obsoletas do exército venezuelano.


Durante o discurso, que decorreu durante o congresso do Partido Socialista, Hugo Chavez mandou também que os militantes do seu partido, se formassem em milícias populares e corpos militares armados, para defender o país das ameaças exteriores.
«Não é só marchar para o Chavez ver» avisou o presidente venezuelano. Trata-se de treinar as milícias populares, para responder à possibilidade de invasão.





http://www.fas.org/man/dod-101/sys/land/row/t90_3.jpg

T-90S - deverá compor a elite de carros de combate da Venezuela

Os carros de combate T-72 de origem russa, adquiridos em segunda mão, juntamente com algumas unidades do T-90 (idêntico ao T-72 mas equipado com sistemas electrónicos mais recentes) deverão ser utilizados nas principais unidades venezuelanas, mas o período de transição deverá ser longo. Os tanques não têm grande utilidade nos cenários em que a Venezuela poderia necessitar deles. Na selva amazónica esse tipo de viatura é pouco mais que inútil e apresenta mais problemas que vantagens.

Já as viaturas blindadas sobre rodas BTR-80 / 90 e as viaturas blindadas de combate de infantaria do tipo BMP-3 são muito mais adequadas para as possíveis necessidades de combate. Segundo a oposição venezuelana, as aquisições de Chavez destinam-se acima de tudo a propaganda interna.

O presidente Hugo Chavez tem vindo a endurecer o seu discurso contra os inimigos externos, à medida que a economia Venezuelana entra numa recessão da qual ninguém sabe quando e se será possível sair.
O país entrou numa espiral de desastre económico, salvo apenas pelas receitas do petróleo. Mas mesmo assim falta de tudo, inclusive nas principais cidades do país, desde leite a farinha. Fora das grandes cidades a situação é ainda pior.

Como resultado e consequência, a corrupção tem aumentado astronomicamente e a Venezuela foi mesmo considerada pela organização Transparency International, como o país mais corrupto de todo o continente americano, com excepção para o estado falhado do Haiti, que lidera a lista.