Submarino U-209 Sábalo S-31

Venezuela conclui modernização de submarino da Classe U-209

Fonte: Tecnologia & Defesa Fotos Via FAV CLUB

A Marinha da Venezuela concluiu com êxito uma ampla operação de manutenção e modernização do submarino ARV Sábalo S-31, uma de suas duas embarcações convencionais oceanicas tipo U-209-A/1300, operadas desde 1976.

Os trabalhos foram feitos no estaleiro Diques y Astilleros Nacionales (DIANCA), com suporte técnico da empresa alemã Howalt Werke Deutsche Werft (HDW). O programa durou cinco anos e consumiu cerca de US$ 61 milhões.

Foram investidos 61 milhões na manutenção e modernização

O submarino venezuelano passou por reformas em seu casco, manutenção em inúmeros sistemas funcionais, substituição de equipamentos e modernização em determinadas áreas, como no sistema de propulsão, para capacitá-lo a navegar mais veloz e silenciosamente. Por último, o Sábalo recebeu melhorias em sua suíte de sensores e radares, atualizações nos sistemas de controle, integração de mais sistemas digitais, novas baterias e tanques de lastro.

Na cerimônia de lançamento à água do submarino, ocorrida dia 11 de novembro nas instalações da DIANCA, em Puerto Cabello, estado de Carabobo, o comandante da Marinha Venezuelana, almirante Aniasi Turchio, lembrou que o programa realizado com assistência alemã teve pleno êxito, apesar das dificuldades na obtenção de determinados componentes, partes e trabalhos especializados, uma clara referência à influência do embargo estadunidense de armas no setor de logística e manutenção dos equipamentos militares do país.