Primeiro Sukhoi Su-27 “Civil” dos Estados Unidos voa pela primeira vez

Fonte: prideaircraft.com - Via CAVOK

Decolagem do primeiro Su-27UB Flanker privado do mundo

Decolagem do primeiro Su-27UB Flanker privado do mundo (Foto: David Jacobson - AirShowStuff.com)

O “primeiro” Sukhoi Su-27 ‘Flanker’ civil do mundo, operado por uma empresa privada, a empresa Pride Aircraft, que comprou duas aeronaves da Ucrânia, e deixou elas desmilitarizadas, está como novo e pronto para ser adquirido e operado por quem tiver interesse em comprar o jato supersônico. A primeira aeronave nº 31, que foi licenciada pela FAA com o prefixo N131SU, voou no dia 10 de dezembro em Rockford, Illinois, e agora está a venda. A Pride Aircraft informou que o caça decolou da pista 25 com um vento de proa de 15 kts, e após 350 metros deixou a pista do Aeroporto Internacional Chicago Rockford.

O caça voou localmente por cerca de 45 minutos numa temperatura de 14 graus Celsius e executou múltiplos toques e arremetidas antes do pouso completo. De acordo com o registro online da FAA, o caça está voando com um certificado temporário, emitido dia 2 de dezembro de 2009, que expira no dia 1º de janeiro de 2010. De acordo com a Pride, o jato é o primeiro a ser licenciado nos EUA e o primeiro de um par que serão os únicos Flankers (ambos são da versão UB – blipaces) a serem operados por particulares no mundo.

Piloto da Pride Aircraft a bordo do Su-27 civil
Piloto da Pride Aircraft a bordo do Su-27 civil (Foto: David Jacobson - AirShowStuff.com)

Com exceção de um pequeno defeito no sistema de comunicação, todos sistemas operaram normalmente. Durante os próximos dias, novos voos de avaliação serão efetuados no aeroporto.

Uma segunda aeronave de nº 32 já está sendo finalizada e também receberá a licença da FAA e começará os voos de avaliação.

Confira outras imagens do primeiro voo do Sukhoi Su-27 civil da Pride Aircraft:

Decolagem do Sukhoi Su-27UB civil

Decolagem do Sukhoi Su-27UB civil (Foto: David Jacobson - AirShowStuff.com)

A decolagem foi no aeroporto de Rockford, Illinois

A decolagem foi no aeroporto de Rockford, Illinois (Foto: David Jacobson - AirShowStuff.com)

A aeronave nº 31 da imagem já está a venda
A aeronave nº 31 da imagem já está a venda (Foto: David Jacobson - AirShowStuff.com)