Quantidade de explosivo usada por nigeriano poderia fazer um rombo no avião

Fonte: O Globo (com Agências internacionais) - Foto: AP - Via: Aviation News

O material explosivo costurado na roupa do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, acusado de tentar explodir um avião transatlântico que se aproximava do pouso nos Estados Unidos na última sexta-feira, era quase duas vezes maior do que o usado por Richard C. Reid, o terrorista do sapato-bomba, que tentou explodir em 2001 um avião que fazia a rota Paris-Miami, informa o "Washington Post".

Restos da seringa usada pelo nigeriano para detornar o explosivo no avião

Segundo o jornal americano, as conclusões preliminares da investigação indicam que Abdulmutallab levava 80 gramas de pentaeritritol (PETN), uma quantidade que poderia ter causado um rombo na aeronave, caso a sua explosão não tivesse apresentado falhas. As autoridades americanas, no entanto, analisam uma seringa que o acusado utilizou como detonador.


Imagem da TV americana ABC mostrada na segunda-feira (28) mostra cueca com pacote explosivo que iria ser usada no atentado terrorista contra o voo 253 da Northwest Airlines por Umar Farouk Abdulmutallab. O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu 'mais rigor' e segurança após a tentativa de ataque da al-Qaeda.

Na segunda-feira, uma divisão da al-Qaeda na península arábica admitiu estar por trás da tentativa de atentado . Em comunicado publicado em sites islamistas, o grupo identificou o acusado de tentar explodir o avião como Umar Farouk al-Nigiri (o nigeriano) e disse que o ataque era uma resposta aos ataques dos Estados Unidos ao grupo no Iêmen.

Horas após o anúncio da al-Qaeda, o presidente Barack Obama interrompeu na segunda-feira seu recesso de fim de ano no Havaí para tentar acalmar a opinião pública sobre a ameaça terrorista ao país. Obama disse que já determinou uma profunda revisão dos procedimentos de segurança aérea , com reforço na revista de passageiros e no monitoramento da lista de suspeitos de terrorismo.

Depois de revisar 300 posts escritos por Abdulmutallab no Facebook e em diversos chats islâmicos, o jornal mostra que o jovem nigeriano, filho de um banqueiro milionário, procurava consolo para suportar a solidão, enfrentar o casamento e manter as suas crenças muçulmanas.

"Me sinto deprimido e só. Não sei o que fazer. Além disso, acredito que a solidão leva a outros problemas", relatava o rapaz em janeiro de 2005. Sob o pseudônimo de Farouk1986, escrevia sobre seus estudos de idiomas no Iêmen, sobre seus planos de entrar em Standford e outras importantes universidades americanas, e sobre seu "dilema entre o liberalismo e o extremismo" como muçulmano devoto.

"Como pode-se encontrar o equilíbrio adequado?", perguntava a um colega de uma página islâmica, onde também reconhecia problemas para memorizar o alcorão e completar seus estudos islâmicos ao mesmo tempo. "Me esforço para viver a minha vida de acordo com o alcorão e faço o melhor que posso", contava na época em que estudava.

As autoridades do Iêmen confirmaram nesta terça-feira que o nigeriano acusado de tentar explodir um avião no dia do Natal esteve vivendo no país até o início deste mês, e que agora estão investigando os contatos que ele teria feito durante sua estadia por lá. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Iêmen, Abdulmutallab esteve no país de agosto até o início de dezembro, com um visto para estudar árabe em uma instituição da capital do país, Sanaa.

Um porta-voz do ministério disse que os serviços de segurança iemenitas estão agora tentando estabelecer os contatos feitos por Abdulmutallab no país, para cooperar com as autoridades americanas na investigação do incidente.