Rússia celebra 70 anos do T-34

Fonte: Ria Novosti, 18 de dezembro de 2009 - Via: Sala de Guerra


Setenta anos atrás, em 19 de dezembro de 1939, o Comitê de Defesa soviético passou uma resolução aprovando o suprimento de diversos novos tipos de automóveis e veículos blindados para o exército. Um dos últimos foi o tanque T-32 com motor diesel B-2.

A resolução também dizia que a blindagem do novo tanque deveria ser reforçada e a visibilidade e armamentos melhorados. O tanque remodelado foi chamado T-34. Quando foi entregue ao exército, poucas pessoas pensaram que seria um design tão duradouro.

A equipe de projetistas liderada por Adolf Dik começou o trabalho no tanque em 1937, mas este caiu vítima dos expurgos de Stalin. Ele foi substituído por Mikhail Koshkin, projetista da fábrica que, posteriormente, montaria o tanque.

As batalhas da Guerra Civil Espanhola mostraram que a blindagem de 15-20 mm era inútil contra armas antitanque de 25-47 mm. Foi percebido que uma blindagem mais espessa aumentaria o peso do tanque, impedindo a desejada combinação de esteiras e rodas.

No entanto, na época a URSS podia fabricar esteiras que duravam muitos milhares de quilômetros, permitindo aos projetistas substituir as rodas por esteiras sem afetar a velocidade do tanque. O T-34 foi desenhado para operações ofensivas que envolvessem longas marchas em alta velocidade. Em soma, foi decidido equipar o tanque com uma arma mais poderosa, de 76 mm, porque a de 45 mm se provou ineficiente contra infantaria e armas antitanque.

Em 17 de março de 1940, dois tanques T-34 saíram de Kharkov para Moscou, onde foram apresentados aos líderes soviéticos, inclusive Stalin, no Kremlin. Koshkin, que liderou a marcha, pegou pneumonia e faleceu no outono de 1940. O tanque tinha muitas falhas e a produção era lenta. O exército criticou-o bastante, mas o governo não parou a produção.

Em 22 de junho de 1941, quando a Alemanha atacou a União Soviética, o Exército Vermelho tinha mais de 1.000 T-34s. Mas eles não puderam provar seu valor nas lutas fronteiriças. O Exército Alemão era superior ao Exército Vermelho em quase todos os aspectos, incluindo número de tropas, qualidade de comando, experiência de combate e logística, dessa forma neutralizando a superioridade dos tanques russos.

Os alemães descobriram o T-34 no outono de 1941, quando brigadas de tanques soviéticos começaram a atacar pesadamente unidades alemãs cansadas de meses de luta. Com bons motoristas e comandantes, o T-34 rapidamente demonstrou seus poder e blindagem superiores, como admitiram os alemães.

A produção do T-34 foi ampliada enquanto as indústrias do país foram transferidas para o leste. Muito também foi feito para simplificar o desenho do tanque, o que ajudou produzir mais unidades e formar novas brigadas. Rapidamente o T-34 se tornou a maior preocupação dos alemães, que antes tinham orgulho dos seus próprios tanques.

A Alemanha não podia aumentar sua produção de tanques tanto quanto a URSS, então decidiu melhorar seus tanques médios e desenhar uma nova geração de tanques Panther e Tiger. Naquala época, o papel dos tanques estava mudando, e duelos entre tanques se tornaram cada vez mais freqüentes.

Os alemães criaram tanques insuperáveis para tais duelos, mas falharam em melhorar sua deficiência estratégica em relação aos tanques soviéticos. Enquanto o número de unidades móveis Aliadas aumentava, a Alemanha ia se sufocando.

Os projetistas soviéticos melhoraram o T-34 para que pudesse enfrentar os novos tanques alemães. No fim de 1943, o T-34 estava equipado com um canhão longo de 85 mm, cuja munição podia perfurar a blindagem dos Panthers e Tigers. O T-34-85 se tornou o padrão do Exército Vermelho, o rápido símbolo da vitória que foi mantido como monumento em muitas cidades européias liberadas.

Um sobrevivente, o T-34 permaneceu em combate por mais de 20 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Foi também exportado para outros países e lutou com valentia na Coréia, Vietnã, Oriente Médio e África.

Mesmo assim, o capítulo mais notório da história do tanque foi a Grande Guerra Patriótica. Esse é um fato aceito não somente na Rússia, mas em muitos outros países, incluindo inimigos da União Soviética que, mesmo assim, foram os primeiros a declarar o T-34 como o melhor tanque da guerra, e também seus aliados, que disseram que foi o melhor tanque de todos.

O tanque médio T-34 pesava 26 toneladas e tinha tripulação de quatro pessoas, velocidade máxima de 55 km/h e autonomia de 180 km.