A aeronave havia partido da capital norte-coreana, Pyongyang, quando teve de fazer um pedido de emergência por mais combustível

Tailândia apreende 40t de armas em avião da Coreia do Norte

Fonte: Terra - Via: Primeira Edição

A Força Aérea da Tailândia apreendeu um avião cargueiro que fez uma escala para abastecimento no aeroporto de Bangcoc neste sábado, alegando que ele transportava armamentos da Coreia do Norte para um destino desconhecido. Segundo a imprensa tailandesa, foram encontrados a bordo do cargueiro russo Il-76 até 40 t de armamentos, como granadas de propulsão e mísseis.

Segundo investigadores militares, a aeronave havia partido da capital norte-coreana, Pyongyang, quando teve de fazer um pedido de emergência por mais combustível.

As autoridades disseram ter realizado a apreensão após receber uma mensagem de um serviço de inteligência estrangeiro. Os militares acreditam que o destino do avião era "algum lugar do sul da Ásia, provavelmente o Paquistão". Mas há relatos de que a aeronave seguiria para o Sri Lanka.

O material apreendido foi levado para uma instalação militar. Os cinco tripulantes do avião foram detidos - de acordo com a imprensa, quatro deles seriam do Casaquistão e um de Belarus.

A ONU recentemente aumentou as sanções contra a Coreia do Norte em uma tentativa de cortar a venda de armamentos pelo país, depois que ele realizou um teste nuclear, em maio.

Segundo analistas, a venda de armas é uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte, que chega a faturar com isso mais de US$ 1 bilhão por ano. De acordo com autoridades americanas, o principal produto são os mísseis balísticos e os maiores compradores desses armamentos são o Irã e outros países do Oriente Médio.


Tripulação de avião carregado de armas é indiciada na Tailândia

Avião com 30 toneladas de granadas, explosivos e componentes de mísseis teria vindo da Coreia do Norte.

Fonte: Estadão

Os cinco membros da tripulação de um avião apreendido em Bangcoc no sábado passado foram indiciados por posse ilegal de armas.

Os cinco homens - quatro do Cazaquistão e um de Belarus - ficarão presos 12 dias sem direito a fiança, para que sejam investigados.

Acredita-se que o avião de carga partiu da Coréia do Norte e havia pedido autorização de pouso para reabastecer em Bangcoc.

Quando foi inspecionado, descobriu-se que ele transportava mais de 30 toneladas de armamentos.

A carga incluía granadas lançadas por foguetes, explosivos e componentes para a fabricação de mísseis.

Intriga internacional

Até agora, não é sabido qual era o destino final do avião e das armas.

Acredita-se que o avião tenha iniciado sua viagem na Ásia central.

A nave fez vários pousos na rota para a Coreia do Norte, inclusive uma escala na Tailândia na sexta-feira.

Mas quando o avião retornou ao país no sábado pela manhã, as autoridades encontraram grande quantidade de armamentos depois de inspecioná-lo.

Há informações de que a nave seguiria para o Sri Lanka, onde iria se reabastecer. Mas especula-se que o destino final poderia ser o Paquistão, ou o Iêmen.

Os investigadores tailandeses têm agora mais 12 dias para interrogar a tripulação, mas até agora os cinco homens negaram ter conhecimento da carga que transportavam.