Equador recebe dois primeiros aviões de combate Super Tucano

Fonte: AFP

Dois dos 24 aviões de combate Super Tucano de fabricação brasileira que o Equador comprou para reforçar o controle da fronteira com a Colômbia chegaram no domingo a Manta (sudoeste), informou nesta segunda-feira a porta-voz da Força Aérea Equatoriana (FAE), capitã Lissa Acosta.

"Os dois primeiros Super Tucano chegaram no domingo a Manta e chegarão duas aeronaves por mês até completar as 24 adquiridas", disse a oficial à AFP.

Quito anunciou que uma parte das aeronaves fabricadas pela brasileira Embraer será usada em operações militares e que outra será empregada no treinamento de pilotos, substituindo os ultrapassados A-37 norte-americanos e os Strikemaster MK-89 britânicos.


Observe o detalhe da camuflagem "digital"

Há dois meses, o presidente equatoriano Rafael Correa afirmou que os Super Tucano permitirão responder a eventuais ataques provenientes da Colômbia contra os militares de seu país.

Quito está fortalecendo a vigilância na fronteira com a Colômbia depois que, em março de 2008, tropas desse país bombardearam um acampamento da guerrilha das Farc em território equatoriano, provocando a ruptura das relações diplomáticas por 20 meses.