A imagem “http://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SSP3o17rPOI/AAAAAAAABBk/9v7x1_mc08c/s400/f-16+portugal.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Força Aérea realiza exercício Real Thaw 2010

Fonte: Diario Leiria

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro a edição de 2010 do exercício "Real Thaw" (Descongelamento Real).

A actividade aérea será variada e, na sua maioria, executada a partir da Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real. Contudo, será também instalada uma ‘Base Aérea Táctica’, no Aeródromo da Covilhã, de onde serão operados os helicópteros ‘ALOUETTE III’, e onde estarão também instalados os militares do Exército Português que participam neste exercício.

O exercício, que conta com a presença de outras Forças Aéreas aliadas, procura verificar e testar as capacidades dos participantes no que diz respeito a missões de ‘Apoio Aéreo Próximo’ a forças ou populações, no terreno.

Participam no ‘Real Thaw 10’ cerca de 1000 militares e 50 aeronaves das Forças Aéreas de Portugal, Bélgica, Espanha, Dinamarca e Estados Unidos, assim como um avião de vigilância radar (E3A AWACS) da Aliança Atlântica (NATO) e um destacamento de Pára-quedistas e Operações Especiais, do Exército Português.

Além da BA5 e o Aeródromo da Covilhã, vão estar também envolvidos o Comando Aéreo e as Bases Aéreas de Beja e do Montijo.

A FAP vai colocar on-line uma página Internet, inteiramente, dedicada ao Real Thaw 10, cujo endereço é www.emfa.pt/realthaw.

Refira-se ainda que, em 2009, este exercício atraiu o interesse de várias nações. Os Estados Unidos da América participaram com equipas de controladores aéreos tácticos, a Dinamarca com quatro aeronaves F-16, Espanha com quatro F-18 e a NATO com um ‘avião-radar’, o E3A.