Operação conjunta entre as Marinhas do Brasil e da Itália no Haiti

A Marinha do Brasil e a Marinha Militar da Itália acordaram em realizar uma operação conjunta em caráter de Ajuda Humanitária ao Haiti. Para essa operação será empregado o porta-aviões ou Navio-Aeródromo (NAe) italiano “Cavour”, que está em trânsito da Itália para o Haiti. Atendendo a oferecimento do Ministério da Defesa italiano, a Marinha do Brasil embarcará médicos e helicópteros naquele navio.

O navio italiano, que foi projetado também para emprego em missões humanitárias em calamidades, conta com um hospital emergencial, aeronaves orgânicas, equipe médica e uma tropa de engenharia, com capacidade para remoção de escombros e reparos leves em vias, embarcada especialmente para esta missão.

A Marinha embarcará no “Cavour” dois helicópteros – um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo – e duas equipes de Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) da Força Aeronaval, além de uma equipe médica, da Esquadra Brasileira, especializada em Evacuação Aeromédica (EVAM). Esses destacamentos somam um total de 15 oficiais e 44 praças, além de uma carga de cerca de 2,2 ton.

As aeronaves da Marinha do Brasil operarão em conjunto com as italianas em missões, principalmente, de evacuação aeromédica de feridos, além de outras possíveis, como transporte de pessoal e material, busca e resgate, apoio às tropas em terra, sejam as brasileiras da MINUSTAH como a tropa de engenharia italiana.

A equipe médica brasileira será composta por seis médicos e oito enfermeiros da Marinha, além de cinco médicos e seis enfermeiros civis, designados pelo Ministério da Saúde, em um total de 26 pessoas da área médica, todos voluntários. A equipe atuará em conjunto com os médicos italianos, a princípio, a bordo do navio, em procedimentos de socorro médico às vítimas resgatadas por helicópteros de terra.

A presente missão terá, para as equipes brasileiras, a duração de aproximadamente 30 dias, com o navio operando ao largo da costa do Haiti. Após este período, a depender da evolução e das necessidades vigentes então identificadas de apoio humanitário, será avaliada a manutenção da missão com a rendição das equipes.

O NAe “Cavour” atracará em Fortaleza (CE) na manhã de 28 de janeiro, próxima quinta-feira, e após o embarque dos helicópteros e das equipes brasileiras, reabastecimento de gêneros secos e frigorificados e água, suspenderá com destino ao Haiti, onde deverá chegar, a depender das condições de tempo e mar, em 1° ou 2 de fevereiro. Entretanto, ainda no primeiro dia de navegação, após o suspender de Fortaleza, aquele porta-aviões será reabastecido, no mar, de combustível e querosene de aviação pelo Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, da Esquadra Brasileira. Vale lembrar que esse é o mesmo navio que reabasteceu no mar os navios brasileiros e franceses, na operação de busca e resgate decorrente do acidente com a aeronave do vôo 447 da Air France.

O Capitão-de-Fragata Flávio Eduardo de Souza Cardoso será o chefe do contingente brasileiro que embarcará no NAe “Cavour”; a equipe médica brasileira será chefiada pelo Capitão-de-Fragata (Médico) Alvaro Figueiredo Bisneto; e a Ala Aeronaval pelo Capitão-de-Corveta Carlos Renato Benzi Zamprogno.