Saab JAS-39D Gripen, da Real Força Aérea da Tailândia

Força Aérea da Tailândia adquire mais seis Gripen
e modernizará os caças F-16


Fonte: CAVOK

O Gabinete de Segurança da Tailândia aprovou hoje, dia 26, a requisição da Força Aérea para aquisição de mais seis aeronaves Saab JAS 39 Gripen, de fabricação sueca, além da modernização da atual frota de caças F-16 Falcon.

A Real Força Aérea da Tailândia já havia adquirido seis aeronaves Gripen em 2007, as quais deverão ser entregues em 2011, juntamente com outras duas desse recente pedido. As quatro restantes estão previstas para serem entregues entre os anos de 2013 e 2017. A primeira aeronave Gripen, versão biplace, da Tailândia voou no dia 16 de setembro de 2009.

O orçamento aprovado de US$ 480 milhões para compra de mais seis aeronaves Gripen, inclui manutenção, apoio logístico e treinamento dos pilotos, será aprovado através de uma alocação de verbas num período de quatro anos, a começar em 2012.

O Gabinete também aprovou uma verba inicial de US$ 210 milhõs para modernização de seis caças F-16B, fabricados nos EUA, também com investimentos começando em 2012, como parte de um programa de três fases.

Os dois projetos estavam aguardando desde a última reunião do gabinete de maio de 2009.

A Força Aérea da Tailândia pretendia inicialmente modernizar 18 caças F-16, mas que teria um custo maior do que a aquisição dos seis caças Gripen.

O projeto de modernização dos F-16 será feito em três fases, sendo que em cada fase serão modernizadas seis aeronaves. Os caças F-16A/B ficam aquartelados na base aérea da Nakhon Sawan, como a Ala 4.

A Força Aérea da Tailândia espera com isso retirar de operação 12 caças F-5E/F, que estão em operação na base de Surat Thani, com a Ala 7, por 30 anos, uma vez que receba 12 novos caças Gripen JAS-39C/D.