Lula e Calderón em encontro realizado na noite de domingo no Palácio do Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula e Felipe calderon - Brasil e México tentam ampliar a cooperação em várias áreas

BRASIL E MÉXICO FAZEM ENCONTRO DE NEGÓCIOS PARALELO A CÚPULA

Fonte: ANSA

Executivos mexicanos e brasileiros farão hoje, na Riviera Maya, próximo ao balneário de Cancún, um Foro Estratégico Empresarial que pretende estabelecer um mecanismo de cooperação e coordenação entre ambas nações.

A reunião coincide com a previsão de que os governos das duas maiores economias da América Latina anunciem formalmente a intenção de assinar um Tratado de Livre Comércio (TLC).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparecerá ao encontro. Ele e seu homólogo mexicano, Felipe Calderón, estão na região litorânea para participar da XXI Cúpula do Grupo do Rio e da II Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc), que ocorrem ontem e hoje.


Os eventos discutem a criação de um fórum regional sem a presença dos Estados Unidos e do Canadá e com funções análogas às da Organização dos Estados Americanos (OEA). As delegações presentes também conversam sobre ajudas humanitárias ao Haiti, a crise política de Honduras, e a disputa argentina pela soberania das Ilhas Malvinas.


Durante o Foro Estratégico Empresarial, mexicanos e brasileiros tentarão potencializar suas relações bilaterais nos segmentos automotivo, de petroquímica e de biocombustíveis.


Segundo informações do Pro México -- organismo governamental encarregado de fortalecer o país norte-americano na economia internacional -- o evento reforçará as estratégias de promoção econômica entre as duas nações, a fim de fortalecer os fluxos de comércio, investimento, transferência de tecnologia e cooperação binacional.


Participarão do fórum os brasileiros Bernardo Gradin, presidente da petroquímica Braskem; Luiz Eduardo Zorzenon Fumagalli, diretor de aeronáutica da Embraer; e Joel Velasco, diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), entre outros.


Já pelo lado mexicano, estarão entre os presentes Luis Berrondo, presidente da empresa de eletrodomésticos Mabe; Agustín Coppel, diretor da divisão operativa do varejista Grupo Coppel; e Enrique Ramírez Magaña, representante da empresa de entretenimento Grupo Cinépolis.