A RAAF recoloca os F-111 em operação, mas tem poucos caças F/A-18 em condições de voo

O jornal australiano Weekend Australian reportou que a Real Força Aérea da Austrália (RAAF) recolocou em operação sua frota de 15 caças F-111 ‘Aardvarks’ após terem sidos tirados temporariamente de serviço, mas os caças F/A-18 da sua força estão sofrendo com falta de manutenção e poucas unidades estão atualmente na ativa.

A notícia relata que apenas 21 caças de uma frota de 71 unidades do F/A-18A/B da RAAF, adquiridos no início dos anos 80, estão atualmente na linha de frente pois as outras aeronaves encontram-se paradas “devido a manutenções, modernizações ou preocupações com segurança”. O Ministro da Defesa John Faulkner aparentemente se recusou a discutir o assunto mas disse que “a Força Aérea sempre gerou suficiente capacidade de combate de acordo com as necessidades do governo.”

O governo australiano está correndo contra o tempo e necessitando com urgência a chegada das 26 aeronaves F/A-18 Super Hornet que foram adquiridas por US$6 bilhões pelo governo Howard e que devem estar chegando nos próximos meses.

Vários caças F/A-18 Hornet estão sendo sujeitados a uma modernização de última hora, de sistemas e de estrutura para garantir que eles possam estarem efetivos como vetor de defesa aérea até a entrada em operação do primeiro esquadrão dos caças F-35 JSF (Joint Strike Fighter) previsto para 2018.

A frota de caças F-111 foi liberada para voar novamente no dia 19 de fevereiro após uma revisão de segurança que ocorreu depois de um princípio de incêndio em um dos motores de uma aeronave que se apresentava na última edição do Singapore Airshow. Está planejado a retirada gradual das 15 aeronaves F-111 durante os próximos meses até final do ano quando todos F-111 deixarão de operar.

Fonte: Cavok