Encontram nos E.U.A. o fóssil de um tubarão gigante

Uma equipe de paleontólogos descobriu no Kansas, E.U.A., os restos fossilizados de um tubarão gigante de dez metros de comprimento que viveu há 89 milhões anos. Estima-se que possa ser o maior predador de crustáceos que jamais existiu.

O Dr. Kenshu Shimada, da DePaul University, em Chicago, Illinois, e sua equipe descobriram os restos do Ptychodus mortoni em um precipício em Kansas chamado Fort Hays Limestone.

Os especialistas já sabiam da existência da espécie, mas o novo exemplar sugere que foi muito maior do que se pensava anteriormente.

Os detalhes da descoberta foram publicados na última edição da revista Cretaceous Research.

Junto com um pedaço de mandíbula, os paleontólogos encontraram dentes e escamas, o que é relevante, pois é comum encontrar apenas dentes isolados.

"Embora isso represente apenas uma fração do corpo completo do tubarão, o fragmento da mandíbula é enorme. O tamanho total estimado da mandíbula é um metro, o que sugere que o tubarão provavelmente media dez metros", disse Shimada.

Dr. Kenshu Shimada



"Há muitos dentes e alguns esqueletos incompletos de P. Mortoni em coleções de museus, mas este novo exemplar contém um dos maiores dentes encontrados até agora com um fragmento gigante de mandíbula", acrescentou.

O perito explicou que na época em que o animal viveu, o atual "Kansas estava no meio daquilo que é conhecido como o Mar Ocidental Interior, que se estendia do norte ao sul da América do Norte.

O Ptychodus Mortoni habitou os mares pré-históricos por mais de cem milhões de anos.

Devido à falta de peças que componham um esqueleto completo, é difícil imaginar a aparência física do tubarão.

No entanto, Shimada disse que o P. mortoni poderia ter tido uma forma semelhante ao tubarão enfermeira (Ginglymostoma cirratum), embora, naturalmente, mais robusto e com dimensões muito maiores.

Tradução: Carlos de Castro

Fonte: BBC - Via Arquivo do Insólito - Imagens: Net