Navy F-18 in transonic flight.
Navy F-18 in transonic flight

EUA ratifica interesse da Boeing em vender caças

O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, William Burns, e o ministro Nelson Jobim (Defesa) ratificaram nesta sexta-feira o interesse dos norte-americanos na venda para o Brasil de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), segundo fontes oficiais consultadas pela Efe.

Os Estados Unidos abordaram na discussão a oferta do F-18 da Boeing, que compete com o Gripen NG, da empresa sueca Saab, e o Rafale, da francesa Dassault, este últimos os favoritos do governo brasileiro.

http://www.indiadefence.com/F18-3.JPG

Depois de tantas noticias "cortina de Fumaça" sobre o FX-2 a observação do novo embaixador americano no Brasil diz muito... Leia: Brasil deve se aproximar dos EUA se quiser ser mais influente, diz Shannon

Durante sua visita a Brasília, Burns não fez nenhuma declaração à imprensa, tampouco os ministros brasileiros. Ele esteve hoje na capital federal para discutir os detalhes da visita ao Brasil que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, fará na próxima quarta-feira (3).

Na nesta terça-feira, em Washington, Jobim disse que que os Estados Unidos prometeram transferir ao Brasil a tecnologia militar do F-18 caso, a Boeing vença a licitação aberta pelo governo brasileiro.

O governo americano "afirma que apoia o projeto e fala de 98% [de transferência de tecnologia]", disse Jobim após uma reunião com o secretário de Defesa americano, Robert Gates.

No entanto, o ministro reconheceu que a oferta apresentada pela empresa francesa Dassault leva vantagem na licitação.

Na ocasião, o ministro disse que entregará sua recomendação a Lula em até 20 dias. Em seguida, Lula levará o tema ao Conselho de Defesa Nacional, órgão da Presidência. Depois da opinião do conselho, o presidente tomará a decisão final.

Jobim afirmou que a proposta vencedora deve contemplar a capacitação de pessoal brasileiro sobre os novos equipamentos, além da transferência de tecnologia.

Fonte: Folha online