KARLSKRONAVARVET KOCKUMS CORVETA VISBY. Uma corveta invisível nórdica


DESCRIÇÃO
As corvetas da classe Visby são as mais modernas corvetas em operação no mundo, atualmente. Sua construção se deu no início 1999 e foi lançada ao mar em junho de 2000, e tendo suas prova em mar aberto, sendo iniciadas em fevereiro de 2001. Sua entrada em serviço se deu em 2003 e a marinha sueca espera poder contar com 5 navios desses em 2006.as 4 primeiras corvetas foram prepardas para guerra anti minas e anti submarino e as outras serão equipadas para a guerra anti superfície e ataque. Este navio será equipado com um helicóptero de tipo correspondente a sua função.
Acima: O desenho arrojado da Visby faz com que fotos como essa pareçam um desenho artistico. Sem duvidas que o projeto deste moderno navio de guerra representa uma revolução para o desenho naval.
As formas de seu desenho, diferenciadas, se devem á necessidade de se conseguir atingir uma discrição visual, infravermelha, acústica e de radar. Ou seja, este, é um navio projetado para ser invisível, ou “stealth”. As soluções de desenho encontradas neste projeto, já estão sendo usadas pelos construtores de alguns países, como os EUA que usam o desenho da Visby, como referência para seus projetos LCS (litoral combat ship), ou navio de combate de águas rasas.
Os materiais usados na construção do casco são fibras de carbono e vinil, que são uma maior rigidez e resistência, junto com um menor peso e reflexão de radar.
Acima: Uma corveta Visby no dick seco, pouco antes e seu lançamento ao mar. A Marinha dos Estados Unidos se interesseou pelas soluções de engenharia e design desse navio e estudou a possibilidade de incorporalas a seu programa LCS (Litoral combat Ship).
A Visby, conta com o sistema CETRIS C3 (comando, controle e comunicação), que é formado pelo sistema CELSIUS TECH 9LV MK3E; Um sistema de apoio MAST, e um sistema de comunicações. O sistema 9LV MK3, está baseado num sistema de arquitetura aberta usando o sistema operacional Windows NT. O sistema de comunicações é do tipo digital possui grande capacidade e foi desenvolvido pela companhia dinamarquesa INFOCOM conjuntamente com a companhia Karlskrona, que conecta os sinais de dados e voz. Este sistema permite comunicações internas e externas abertas em conferenciam, além do acesso a redes de dados baseados em terra e no ar.
Os mísseis usados pela Visby, são os Bofors RBS 23 BAMSE anti aéreo com 15 km de alcance e o Bofors RBS 15MK2, antinavio, com alcance de 250 Km e possui uma ogiva de 480 libras, que o deixa com capacidade similar à do Harpoon americano. Já, o canhão de uso geral, é um Bofors 70 SAK MK 3 de 57 mm. Este canhão está carregado com 120 projéteis e ele pode disparar 220 tiros por minuto a um alcance de até 17 Km. Para a guerra antisubmarina, a Visby está equipada com foguetes anti-submarino de 127 mm, cargas de profundidade, torpedos TP 45 de 400 mm. Para a guerra antiminas, a Visby está equipada com o sistema subaquático ROVs da Saab Bofors, que são veículos operados remotamente, para a caça a minas e para a eliminação da mina, é usado o ATLAS Elektronik Seafox ROV. Está instalado nesse navio, também, um sistema multi sonar computadorizado CDC, que integra as informações entre o sonar passivo com o ativo de freqüência variável.
O radar principal é um multi missão Ericsson Sea giraffe AMB 3 D que faz busca aérea e de superfície, a um alcance máximo de 168 km, além de rastrear e iluminar alvos para as armas do navio. O controle de tiro é providenciado por um radar de banda I/J Ceros 200. A contramedida eletrônica é feita por um sistema de iscas MASS que lança 32 projéteis contra mísseis anti navio que estejam atacando a Visby. Esses projéteis podem ser usados contra sistemas infravermelhos, eletro óptico, laser e ultravioletas.
Acima: A pintura de camuflagem aplicada ao navios dessa classe pela marinha suéca conseguem uma eficaz diminuição da visibilidade da Visby.
A propulsão deste navio é feita por uma combinação de turbina diesel e gás CODAG. São 4 turbinas Honeywell TF50 a gás e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90 a diesel que são conectadas a duas caixas de engrenagens que produzem propulsão à jatos de água. Com essa propulsão a Visby atinge uma velocidade máxima de 65 km/h o que representa mais velocidade da grande maioria de navios de guerra atuais. Seu alcance, no entanto, é baixo, chegando a 4259 km. Porém seu objetivo se dá em patrulhar e defender o litoral sueco, e para isso a autonomia é um fator secundário.
Acima: Esta foto, tirada recentemente mostra bem a preocupação de manter a Visby furtiva mesmo visualmente com essa camuflagem.
FICHA TECNICA
Tipo: Corveta
Data do comissionamento: Junho de 2002
Velocidade: 35 nós
Alcance: 4259 km
Deslocamento: 600 toneladas
Comprimento: 61,50 Mts
Boca:10 Mts
Propulsão: 4 turbinas a gas Honeywell TF50 e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90.
Sensores: Radar de busca aérea e de superfície Ericsson Sea giraffe AMB 3 D com 168 km. radar de controle de fogo Ceros 200.
Armamaneto: Um canhão Bofors SAK MK-3 de 57 mm, 8 misseis antinavio RBS-15MK-2, 8 misseis anti-aéreos RB-23 BAMSE, 4 tubos lançadores de torpedos de 400 mm Type 43/45.
Tripulação: 43
Abaixo: pode se ver um esquema da corveta Visby. Cliquem em cima da
foto para expandir.

ABAIXO PODEMOS ASSISTIR A UM VIDEO SOBRE A VISBY




Fonte: Campo de Batalha Naval - Por: Carlos Emilio