A classe de fragatas Carlo Bergamini, será a equivalente à classe francesa Aquitaine, os dois navios resultado do projecto europeu FREMM.

Berlusconi deve tratar do caso Battisti


O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, passará o fim de semana que vem no Rio de Janeiro e terá encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília na terça-feira, 9, com uma agenda política e comercial e um tema delicado: o destino do ex-guerrilheiro italiano Cesare Battisti, preso no Brasil.

A Itália reivindica a extradição de Battisti, condenado a prisão perpétua em seu país por assassinato durante militância na esquerda armada. O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a questão e deu ganho de causa para o governo italiano, mas delegou a decisão final a Lula.

A reportagem apurou que Lula está praticamente decidido a manter o ex-guerrilheiro no Brasil, mas espera o melhor momento - depois da vinda de Berlusconi - e criando o mínimo de atrito com o país europeu.

A data prevista para a vinda de Berlusconi era 18 de fevereiro, mas foi justamente quando o PT realizou seu 4º Congresso e lançou publicamente a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência. O Planalto quis evitar que Lula ficasse espremido entre Berlusconi pedindo a extradição de Battisti e o seu partido, o contrário.

Os dois governos também discutem formas para compensar a excessiva aliança do Brasil com a França na área de defesa, em detrimento da Itália, apesar dos laços históricos e da forte colônia italiana no Brasil, principalmente no sul do País.

Lula e Berlusconi deverão aproveitar a visita para formalizar a compra de dez navios para a Marinha operar na costa brasileira.

Fonte: Folhapress - Via: Jornal O Povo