Nasa já prepara ônibus espacial Endeavour para sua última missão

Fontes: G1 - NASA - Avisimair

Nave voltou segunda-feira de madrugada de seu 24º voo. Discovery parte para ISS em abril; Endeavour se despede em julho.

Sem descanso - Endeavour foi posicionada no Orbiter Processing Facility-2 para manutenção e preparativos para sua última missão, em julho (Foto: Kim Shiflett / Nasa)

O ônibus espacial Endeavour já está no hangar sendo preparado para sua última viagem, em 29 de julho. A nave, que retornou da estação espacial internacional (ISS) na segunda-feira (21) de madrugada, instalou um novo módulo, o Tranquility, e um mirante de observação panorâmica. Agora, está cercada de andaimes no Orbiter Processing Facility-2 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O trabalho da derradeira viagem será levar o Express Logistics Carrier 3, um espectrômetro e uma série de peças sobressalentes, como antenas, um tanque e escudos contra micrometeoritos.

Antes do lançamento de 29 de julho, a Discovery faz sua penúltima jornada, em 5 de abril, e a Atlantis se despede em maio.

A último missão da frota será em setembro, da Discovery. Depois disso, a “ponte aérea” tripulada para a ISS vai depender das naves russas Soyuz.

Soyuz se aproxima da estação espacial internacional, nas vésperas do Natal de 2009 (Foto: Nasa)

Nave Soyuz acoplada à ISS (Foto: Nasa)

O envio de equipamentos (sem astronautas a bordo) também será feito com cargueiros europeus e japoneses.