USAF prefere estender a vida útil de caças antigos ao invés de adquirir novos

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) disse nessa terça-feira, dia 30, que espera aumentar a vida útil das aeronaves de caça existentes tanto quanto for necessário ao invés de adquirir novas aeronaves de modelos antigos que poderiam eliminar com os investimentos para o caça de quinta-geração F-35 Lightning II da Lockheed.

O Chefe da Força Aérea dos EUA Norton Schwartz informou aos jornalistas que ao adquirir novos caças F-15, fabricados pela Boeing, ou caças F-16, fabricados pela Lockheed, o dinheiro direcionado para o programa do F-35 poderia deixar de existir.

Como alternativa, a USAF prefere estender a vida operacional dos caças já em operação, o que custaria entre 10% e 15% do custo avaliado para aquisição de novos caças.

“Não não achamos sensato dissipar os escassos recursos que nós temos disponíveis para o F-35 para adquirir uma nova, mas menos capaz aeronaves que não permaneceria muito tempo em operação,” disse Schwartz durante um evento da Associação da Força Aérea.

Ele também deixou claro que a USAF necessita verificar se são possíveis as extensões das vidas úteis do caças antigos.

“Nós não achamos prudente utilizar nossos preciosos investimentos para qualquer coisa que não seja uma aeronave de quinta-geração,” ele disse.

Fonte: Reuters – Texto: Cavok