Na região de Tharsis, em Marte, nuvens de gelo são comuns, diz a Nasa

Assim como nossos ancestrais fizeram seus lares, a Nasa - agência espacial americana - estuda a possibilidade de que os primeiros humanos em Marte vivam em cavernas. A análise da geografia do planeta vizinho ao nosso sugere que cavernas nas regiões de Tharsis e no Elísio podem ser utilizadas com esse propósito. Os cientistas brincam que os primeiros habitantes de marte poderiam se chamar "cavenautas". As informações são da New Scientist.

Segundo a reportagem, o chefe da pesquisa, Kaj Williams, do Centro de Pesquisa Ames, em Mountain View, Califórnia, afirma que essas cavernas podem conter um suprimento de água em forma de gelo. Essas cavernas na verdade seriam formadas pela passagem de lava que se solidificava na superfície.

A existência de água nessas cavernas já foi sugerida anteriormente, mas Williams e seus colegas criaram um modelo em computador para tentar entender como o gelo se formou nesses locais. O modelo tinha 10 m² com uma altura de 8 m e uma pequena abertura para a superfície no topo.

De acordo com as observações, durante o dia em Marte, o ar quente não consegue entrar na caverna, o que impede que o gelo derreta. À noite, o ar gelado do exterior poderia entrar e trazer vapor de água que condensaria nas já congeladas paredes. O modelo indica que o gelo poderia ser estável, resistindo até 100 mil anos.

O gelo poderia servir como uma fonte de água para habitação e também como combustível, além de servir de abrigo contra a radiação solar. Brian Toon, da Universidade do Colorado, que também participou da pesquisa, diz que os futuros moradores de Marte achariam as cavernas excelentes lares e poderiam ser chamados de "cavenautas".

Fonte: Terra - Foto: Divulgação/NASA - Noticias Sobre Aviação