Space Shuttle (http://spaceflight.nasa.gov)

Space Shuttle (http://spaceflight.nasa.gov)

O responsável da NASA, Charles Bolden vai debater com o presidente Obama os planos para desmantelar o programa Constellation. A deslocação surge no momento em que aparecem documentos internos da agência em que o diretor do Johnson Space Center em Houston, instrui especificamente subordinados seus para delinearem um “Plano B” de desenvolvimento de um veículo espacial tripulado.

O que a NASA está a tentar salvar do Constellation é a construção de uma cápsula tripulada, de um lançador pesado e de programa de testes de tecnologias para novos lançadores de satélites. Estes seriam implementados dentro do orçamento atribuído à agência por Obama, e permitiram que os EUA se mantivessem como líderes no campo espacial.

A decisão de Obama de acabar com o Constellation enfrentou severa oposição entre Republicanos e Democratas, havendo mesmo que propôs o adiamento do último voo do Space Shuttle de 2010 para 2012, como forma de compensar o fim do Constellation e assim manter os empregos altamente especializados que de outra forma se perderiam.

O novo programa pós-Constellation receberia uma nova designação e seria alimentado pelo aumento de 6 biliões de dólares do orçamento da NASA durante os próximos cinco anos. Há sinais contraditórios quanto à aceitação por Obama deste “Plano B”. Por um lado, muitos senadores se pronunciaram contra o fim do Plano A, o polémico duo Constellation-Orion e estariam dispostos a aprovar um seu regresso, menos ambicioso e financeiramente mais contido, em troca de Emprego e de continuação de investimento. Por outro lado, a planeada presença chinesa na Lua em 2020. Irá certamente pressionar o governo federal a manter um programa lunar paralelo, e os privados (como a SpaceX e a Orbital ou Taurus) não parecem ter os recursos financeiros e técnicos para erguerem um programa lunar comparável ao Constellation ou mesmo ao cuidadoso e cerebral plano chinês, pelo que a NASA, terá que ter aqui um papel determinante… A lógica de privatizar quase totalmente o Espaço, pode revelar-se perniciosa a muitos títulos e é aqui que o Plano B da NASA se pode revelar muito útil.

Texto: Quintus - Por:

Fonte: http://www.space.com/news/nasa-budget-plan-b-sn-100304.html