Chávez acusa EUA de realizarem operações de guerra eletrônica

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou na segunda-feira a Colômbia de permitir recentemente que um avião militar dos Estados Unidos realizasse operações de guerra eletrônica com a Venezuela. Chávez afirmou que seus serviços de inteligência detectaram o avião que teria decolado de uma base colombiana e voado sobre a fronteira entre os dois países sul-americanos, cujas tensas relações se complicaram nos últimos meses.

Sem dar detalhes, indicou que a inteligência militar da Venezuela captou uma conversa entre um piloto da aeronave americana e controladores de tráfego aéreo na cidade colombiana de Barranquilla. Chávez afirmou que o avião realizou operações de espionagem.

- Detectamos com nossa inteligência estratégica um avião do tipo RC-12 pertencente à Força Aérea americana durante voo sobre o espaço aéreo colombiano - expressou Chávez a oficiais, soldados e cadetes em um auditório - Era um avião especializado que realizou operações de guerra eletrônica - acrescentou.

A porta-voz da embaixada dos Estados Unidos, Robin Hozhauer, não respondeu explicitamente a acusação de Chávez. Em uma entrevista por telefone somente disse que Estados Unidos e Colômbia participam de várias atividades bilaterais, e todas "respeitam a soberania de outras nações".

O presidente venezuelano acusou também o governo da Colômbia de permitir a utilização de seu território para que as forças armadas dos Estados Unidos preparem o que descreveu como "uma agressão" contra Venezuela.

De imediato não havia ninguém disponível no Comando Sul dos Estados Unidos em Miami para comentar o assunto.

Fonte: O Globo