A Bulgária estará retirando de operação seus caças MiG-21 em 2012, mas seus 16 caças MiG-29 modernizados (foto) poderão operar até 2030.

Bulgária terá novos caças em 2015

O grande contrato para aquisição de novos caças para a Força Aérea da Bulgária será concluído em 2012 com a maior brevidade, conforme anunciou o Ministro da Defesa Anyu Angelov.

Falando antes de parada militar em Sofia, dedicada ao Dia do Valor do Exército (dia 6 de maio, também conhecido como St. George’s Day), Angelov lembrou que a Força Aérea da Bulgária foi o maior desafio para o Ministério da Defesa.


Ele adminitu que o projeto para equipar a Força Aérea da Bulgária com novos caças – o qual tem se arrastado por cerca de 10 anos – tem sido atrasado devido a falta de verbas uma vez que se trata da contratação mais cara da defesa da Bulgária num futuro próximo.

Angelov explicou aos comandante da Força Aérea da Bulgária que se prevê um projeto de uma visão para o desenvolvimento da aviação militar do país no final de 2010, a fim de delinear as suas ideias para o seu papel, bem como o potencial para o desenvolvimento, baseado nos recursos a disposição do Governo.

“Após isso, em 2011, nós pesquisaremos o mercado, nós estudaremos as ofertas dos repsectivos fabricantes militares para ver quais se adequam as nossas necessidades. A requisição pública para competição e o contrato podem ser divulgados de fato em 2012no máximo. Isso significa que nós poderemos esperar pelas primeira entregas dos novos caças em 2015,” confirmoi o Ministro da Defesa conforme citado pela bTV.

Nas suas palavra, o longo período para realização do plano para aquisição de novos caças para a Força Aérea da Bulgária não causou preocupações desde que a Bulgária atualmente tenha 16 caças MiG-29 os quais são sificientes para proteger o seu espaço aéreo.

Os caças MiG-29 Fulcrum, os quais foram recentemente modernizados, podem ser utilizados até 2030, sinalizou Angelov. Ele lembrou, no entanto, que os caças MiG-21 Fishbeds da Força Aérea da Bulgária sesão retirados de operação em 2012.

O Ministro da Defesa da Bulgária ainda precisa assinar um contrato de pós-garantia de manutenção para os caças MiG 29, o qual teve também que ser atrasado por uma momentânea falta de verbas.

Publicações na imprensa britânica em 2006 mencionaram os fabricantes Boeing, dos EUA; Dassault Aviation, da France; Gripen, da Suécia; Eurofighter (consórcio europeu); e a Lockheed Martin, dos EUA, como os principais competidores que participarão da requisição do novo caça para Bulgária, o qual estaria avaliado em cerca de US$ 1 bilhão na época. Angelov não mencionou qualquer atualização nessa soma do futuro contrato.

Fonte: Novinite.com – Via: Cavok