China tenta esconder os acidentes com os caças J-10

No dia 13 de abril, na cidade de Tianjin, cerca de 130km da capital Pequim, a China apresentou seus caças de quarta-geração J-10 para adidos militares de cerca de 50 países que existem possibilidade de exportação. Nove dias depois o comando da Força Aérea começou a correr para tentar encobrir o segundo acidente com um caça J-10 que tornou-se público nos últimos dois anos.

O acidente no dia 22 de abril tornou-se público pois um coronel acabou falecendo no acidente e o funeral acabou sendo um fato muito grande para conseguir ser escondido. Reportagens também reveleram que o projeto dos 200 caças J-10 produzidos não ficaram de acordo como desejado pelos projetistas.

O acidente e as dúvidas sobre seu projeto também chegaram até o Paquistão, o qual espera adquirir 36 caças J-10 num negócio de US$1,4 bilhão, também divulgado pelo English Peoples Daily da China. No passado a China exportou caças para Irã, Birmânia, Bangladesh e Paquistão. No entanto, as armadilhas da engenharia reversa sem pagamento de royalties e um verdadeiro conhecimento da tecnologia levaram a um alto índice de acidentes, um fato que a China tem silenciado com a falta de liberdade de imprensa.


http://i127.photobucket.com/albums/p127/celticdragon_01/j-10_pic5.jpg
O primeiro voo do caça J-10 foi efetuado em 1998. Ele é o mais avançado caça de quarta-geração fabricado na China. No entanto, o site Fighter-Planes.com divulgou que o desenvolvimento do J-10 provou ser torturante. Houve um rumor que o protótipo tenha efetuado o primeiro voo em 1996, mas o projeto sofreu um série revés no final de 1997 quando o protótipo 02 perdeu o controle e caiu, como resultado de uma certa falha no sistema, provavelmente com o sistema Fly-by-Wire ou do motor.

Se os relatórios referentes ao projeto defeituoso do caça de quarta geração forem suficientemente graves, eles colocarão os planos chinese de substituir os obsoletos caças J-7 e as aeronaves de ataque Q-5 num limbo. Com cerca de 2.000 aeronaves de combate a China possui a terceira maior força aérea do mundo.

Fonte: DefPro – Fonte: Cavok