Conforme antecipado pelo Blog, Notícias sobre Aviação, em 12 de abril de 2010, no post "Tragédia na Rússia: aterrissagem teria ocorrido por ordem direta do presidente", foi divulgada hoje, através das investigações do desastre aéreo que vitimou Lech Kaczynski, Presidente da Polônia, novas provas sugerindo que a tripulação pode ter sido forçada a tentar aterrissar por ordem do mandatário.

Nas gravações do dia do desastre, descobriu-se uma quinta voz, revelando que os quatro tripulantes do avião estavam falando com alguém momentos antes do acidente, segundo o "Telegraph" e o canal de notícias polonês TVN24.

Os investigadores não revelaram a quem pertencia a voz, no entanto, circulam teorias que o falecido presidente, Lech Kaczynski, pode ter ordenado a aterrissagem, apesar do forte nevoeiro na área.

Um general dos Serviços Secretos da Polônia, Gromoslaw Czempinski, informou ser comum os passageiros falarem com a tripulação nos voos VIP. No entanto, admitiu ter ficado surpreso que alguém tenha se comunicado com os pilotos quando o avião se aproximava do Aeroporto de Smolensk, devido ao mau tempo.

Fontes: Telegraph / TVN24 / tvi24 - Fotos: AP - Noticias Sobre Aviação