http://1.bp.blogspot.com/_VoabGNCjIxg/SKOaHuYVT4I/AAAAAAAABTQ/Ql4_I0hKseU/s400/patriot+1.jpg
Rússia zanga-se com instalação de mísseis Patriot na Polónia

A Rússia criticou fortemente a instalação de mísseis antiaéreos norte-americanos Patriot em território polaco, ao abrigo de acordo de cooperação militar firmado há meses entre Washington e Varsóvia

Para Moscovo – que batalhou ao longo de meses para que os norte-americanos não expandissem para a Europa Central partes do seu escudo de defesa antimíssil (MDI) – a chegada à Polónia da primeira bateria de Patriots, no domingo, põe em risco a estabilidade na região. “Estas acções não conduzem ao reforço da estabilidade; pelo contrário, só reduzem o nível de confiança”, sustentou porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência noticiosa estatal Interfax.

“Não se compreende porque foi escolhido este sector [geográfico] para a instalação dos mísseis, uma vez que se localiza bem junto à fronteira com a Rússia”, prosseguiu nas críticas a mesma fonte, aludindo ao facto de os Patriots terem sido colocados numa base em Morag, no Nordeste da Polónia (a pouco mais de 50 quilómetros de distância do enclave russo de Kaliningrado).

Praticamente desactivada desde há vários anos, a base de Morag foi escolhida por Washington em Janeiro como hospedeira da nova bateria da Defesa Míssil Patriot do Exércitos dos Estados Unidos. No mês seguinte, a Polónia ratificava o estatuto de mobilização de tropas norte-americanas no seu território (SOFA), incluindo a instalação destas baterias antiaéreas.

A Rússia sustenta que não foi dada qualquer “resposta verdadeira”, nem pelos Estados Unidos nem pela Polónia, às inquietações que tem sobre a existência deste tipo de armamento perto das suas fronteiras.

As estratégias de defesa antimíssil norte-americanas foram, ao longo dos dois mandatos do Presidente George W. Bush, um enorme pomo de discórdia com Moscovo; atenuado, porém, desde Setembro de 2009, quando Washington – já com Barack Obama na Casa Branca – abandonou o plano de instalar dez mísseis interceptores em território polaco e um radar de detecção na República Checa, a chamada terceira fase de expansão do MDI.

Fonte: Publico.Pt