HISTÓRICO

Em dezembro de 1947, um fato marcante viria a acelerar a criação do Serviço de Busca e Salvamento no Brasil. As dificuldades enfrentadas nas buscas de uma aeronave Catalina, acidentada nas selvas e pantanais da região do Aquiqui, no Pará, levaram as autoridades aeronáuticas locais a criar uma Comissão Organizadora do Serviço de Busca e Salvamento da 1ª Zona Aérea. Para o apoio aéreo desse serviço, foram feitas adaptações em uma aeronave Catalina, o PBY5-A-6516, que passou a ser a primeira aeronave de busca da FAB.

Como resultado do trabalho executado por aquela Comissão, nasceu, em 1950, o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) Aeronáutico nacional, efetivado pela Portaria Ministerial de número 324.de dezembro de 1950, tendo como primeiro Centro de Coordenação de Salvamento, o Salvaero Belém.

A partir de então, o Serviço de Busca e Salvamento foi organizado e estruturado experimentando um período de evolução permanente. Foram criados esquadrões específicos de Busca e Salvamento no Recife/PE (1º/6º GAV), com aeronaves quadrimotores B-17 e, em Cumbica/SP (2º/10º GAV, com as aeronaves SA-16).

Para executar a coordenação das missões SAR foram criados Centros de Coordenação de Salvamento (RCC) e estabelecidas as correspondentes Regiões de Busca e Salvamento (SRR).

O caráter humanitário da atividade, aliado a compromissos internacionais assumidos, motivaram acentuados investimentos no Serviço de Busca e Salvamento brasileiro, de tal modo que hoje esta atividade já atinge os níveis dos países mais desenvolvidos.

A implantação do Segmento Provedor Terrestre brasileiro do Sistema COSPAS-SARSAT, apoiado pela constelação de satélites dedicados constituem, por si só, avanços significativos no aperfeiçoamento do serviço.

A ampliação da capacidade de recursos aéreos, com a criação de Unidades aéreas especializadas e apoiadoras, para utilização em missões SAR, tais como o atual 2º/10º GAV, 2º/1º GTT, os 7º GAV, os 8º GAV e outros, garante a operacionalidade da atividade.

Unidades da FAB - Aviação de Busca e Salvamento:

2º/10º GAv - Esquadrão Pelicano - BACG
SH-1H Huey SAR e SC-95B Bandeirante SAR

EAS - Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento - PARA-SAR
BAAF - Afonsos, RJ

Fonte: AQUI - Noticias Sobre Aviação