http://4.bp.blogspot.com/_VoabGNCjIxg/Sz7sM-VYhdI/AAAAAAAADIQ/czYNCPbUyAk/s400/FREMM+fremm-3.jpgJustificar
O Brasil e a Itália firmaram nesta quinta-feira (24) acordo que resultará no desenvolvimento de projetos para a construção de navios. Em especial, navios de patrulha oceânica, fragatas e navios de apoio logístico. Assinado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e pelo subsecretário de Defesa da Itália, Guido Crosetto, o acordo inclui também transferências de tecnologia e desenvolvimento de sistemas de combate, navegação, armamento e radares.

“Estamos discutindo questões relativas à Marinha, em especial no que diz respeito às necessidades que temos de defesa na área do Atlântico brasileiro, dentro dos critérios da estratégia nacional de Defesa. A Itália possui experiência na construção de navios e os entendimentos que podem dar frutos ao Brasil são aqueles em que a produção seja feita aqui, com transferência de tecnologia”, disse Jobim.

O acordo possibilitará também o desenvolvimento de mecanismos de segurança para a comunicação militar por meio de satélites. Beneficiará ainda os sistemas utilizados pelo Projeto Amazônia Azul, responsável por proteger a costa brasileira.

Segundo o ministro, o acordo trará vantagens que vão além do campo militar. “Vamos intensificar as relações com a Itália, de forma a estabelecer entendimentos em diversos setores, tanto na área de Defesa como nas de meio ambiente e de cultura”, afirmou o ministro.

“A Itália e o Brasil podem obter grandes vantagens com o aumento da capacidade tecnológica para participarem juntos do mercado mundial”, disse o subsecretário Guido Crosetto.

Fonte: DCI