https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp-QR2_VmIQn7spOcUi1n2ROFAVN66OOtsnxPMjDNlnP51t6ULIgY8lZLA7fRqTeEEJwpQ-BltiSBda1RKuAB8vIiT_6t4rERCkXBNAlIcP9m-R3DRhO8zTsRFIBqTxwSOLWFrg_THr56P/s400/s-300-specification.jpg
Rússia cancela acordo para vender míssil terra-ar ao Irã

Depois de declarar que as sanções aprovadas na ONU não alteravam os acordos militares firmados com o Irã, a Rússia mudou de opinião ontem e afirmou que as punições aprovadas esta semana impedem que o país venda seus mísseis terra-ar S-300 a Teerã.

O acordo de venda havia sido fechado antes da aprovação das sanções. Usados para fins militares, os S-300 são capazes de atingir aviões e outros modelos de mísseis. Moscou insistia no seu direito de entregar o equipamento, apesar da forte oposição dos EUA e Israel. Na quinta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Nesterenko, disse que as sanções não se aplicariam a sistemas de defesa aérea. "As restrições dizem respeito somente a dispositivos ofensivos", afirmou.

Ontem, no entanto, o discurso mudou. Após reunião entre o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, um diplomata francês disse que o russo garantiu que não venderia mais os mísseis. Mais tarde, a informação foi confirmada pelo chanceler russo, Serguei Lavrov. Em Moscou, ele disse que as potências estão elaborando um decreto que definirá as armas cuja venda será vetada.

Fonte: Agência Estado