https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXg9Jj8S_7UYHP4wu8L_8DDK9JhaaIFIICoEg6i-pdsfYMVHXKZbM6PVvmDOLLSIxm2bNQCgI8Jtr-TSpiW-pfHRLtx00Gmwz5n6EBWAAMM-aHTGKWEv2bROGOO6CwS-0nPxdYlWFouCxP/s320/Rafale.jpg

A empresa francesa Dassault Aviation pode concluir até 11 de agosto a venda de 14 caças Rafale ao governo líbio, disse o jornal francês de negócios La Tribune na edição de sexta-feira.

A empresa ainda não se manifestou sobre a notícia.

O Rafale é um avião de combate multiemprego. Embora seja o principal produto da Dassault, tem tido dificuldades para atrair compradores fora da França.

O Brasil está sendo ativamente cortejado por Paris para ser o primeiro a importar o avião, mas a decisão sobre a compra de 36 novos caças - disputada também pela norte-americana Boeing e a sueca Saab - deve ficar para depois das eleições de outubro.

Segundo fontes ouvidas pelo La Tribune, representantes das empresas de defesa Dassault, Thales e MBDA passaram duas semanas em Trípoli negociando contratos militares.

"As negociações estão indo bem, mas dizer quando vamos assinar é como ler em folhas de chá", disse uma fonte ao jornal. Segundo outra fonte, o líder líbio, Muammar Khadaffi, "prometeu à França que vai comprar o Rafale de qualquer jeito", e o contrato seria assinado antes do mês islâmico do Ramadã, que começa em 11 de agosto.

O jornal disse também que a Dassault pretende concluir depois do Ramadã - ou seja, no começo de outubro - a venda de caças Rafale para os Emirados Árabes Unidos.

Fonte: O Globo - Por Michel Rose