http://1.bp.blogspot.com/_zDBIpFCtwa4/S8c3FiVRyoI/AAAAAAAABkU/vqMYLQqa2eQ/s1600/vietnam-war-soldiers.jpg

Para o presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani (foto), os Estados Unidos verão o Afeganistão se transformar em um novo Vietnã, ao comentar os erros que os ocupantes estão cometendo na nação asiática, invadida desde outubro de 2001.

Larijani fez a consideração durante entrevista à uma emissora de televisão suíça de língua francesa, que procurava obter opiniões do governo iraniano sobre a Conferência Internacional realizada no dia 20 deste mês em Cabul.

"Há alguns anos, a então URSS (ex-União Soviética) cometia exatamente o mesmo erro... Ela teve muitas baixas e, por fim, retirou-se . A história se repete. Nós conhecemos o Afeganistão. Sabemos que o país jamais vai se subjugar aos exércitos estrangeiros", acrescentou o líder do parlamento.

Cerca de 140 mil soldados americanos e da Otan participam da ocupação do país, ocupado há 9 anos e meio e que transforma-se cada vez mais em um beco sem saída. Os Estados Unidos puseram na liderança da ocupação o general David Petraeus, que substituiu Stanley McChrystal, demitido por insubordinação. McChrystal expôs em entrevista que a ocupação dificilmente realizará a missão alegadamente a que foi submetida.

O presidente do Parlamento iraniano, presente em Genebra para a Conferência Mundial dos Presidentes de Parlamentos organizada pela União Interparlamentar, também aproveitou a entrevista para protestar contra as novas sanções votadas em junho pelo Conselho de Segurança da ONU.

Ele alertou que o Irã tomará medidas de retaliação caso seus navios ou aeronaves fossem interceptados e invadidos em circunstâncias determinadas pelas sanções. "Se um avião ou barco iraniano for inspecionado por outro país, deve-se esperar que tomemos medidas retaliativas", insistiu.

Fonte: Portal Vermelho, com agências (22.07.10) - Noticias Sobre Aviação