A Força Aérea Brasileira (FAB) manifestou nesta quarta-feira a intenção de comprar 28 unidades do cargueiro KC-390, em desenvolvimento pela Embraer. O tamanho da encomenda é maior que o estimado anteriormente, de cerca de 20 aviões.

A FAB e a Embraer assinaram em 14 de abril do ano passado contrato para o desenvolvimento do KC-390, com investimento estimado em 1,3 bilhão de dólares bancado pela União. O valor inclui apenas a produção de dois protótipos da aeronave. Assim, um contrato novo referente ao pedido pelos 28 cargueiros ainda precisará ser firmado.

A Embraer não definiu o preço de tabela do KC-390, mas o contrato envolvendo os 28 cargueiros com a FAB pode rondar os 2 bilhões de dólares.

A fabricante informou anteriormente que pretende ter um terço do mercado global de cargueiros estimado em 700 unidades em 15 anos, o que significaria receita de 18 bilhões de dólares. Com base nesse números, é possível chegar a um valor médio, por aeronave, perto de 80 milhões de dólares.

A FAB usará o KC-390 para substituir sua frota de C-130 Hércules, da norte-americana Lockheed. A expectativa é que o primeiro voo do cargueiro da Embraer ocorra em 2014, com entrada em serviço no final de 2015.

Segundo a Embraer, o projeto avança conforme planejado e a fase de estudos preliminares foi "concluída com sucesso". "A arquitetura estrutural e as tecnologias de sistemas estão já também definidas", acrescentou a empresa.

Em entrevista à Reuters em março, o vice-presidente do segmento de Defesa da Embraer, Orlando Ferreira Neto, disse que o objetivo é chegar a abril ou maio de 2011 com o produto totalmente definido e os fornecedores escolhidos.

A Embraer, que nasceu para desenvolver aeronaves para a FAB e se transformou em uma das maiores fabricantes mundiais de jatos comerciais após ser privatizada, tem como principal produto de exportação na área militar, no momento, o avião de treinamento e combate leve Super Tucano.

A empresa estima que sua área de Defesa tenha receita de cerca de 650 milhões de dólares em 2010, ou 13 por cento do faturamento. Em 2009, as vendas nesse segmento foram de quase 500 milhões de dólares, o que representou 9,1 por cento do total.

A assinatura da carta de intenções com a FAB envolvendo os 28 cargueiros ocorreu na feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra.

Fonte: Cesar Bianconi (Reuters) via Yahoo! Notícias - Imagem: Divulgação/Embraer - Noticias Sobre Aviação