https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwekSMAueS-9kFMxyu-YYgta7-k7r2mlsxD4CIjooqrbuuUmo0q1ksY6_ly9pmWRLOU0qvYYOZPByPeC5N5kQ1Va-r2TAHR_kdWaFDs0uq_qe6Gb1BR1POYWtRsLrzF669fYu5ap65XbU/s1600/ENERGIA+NUCLEAR.jpg
O Reino Unido vai seguir o exemplo norte-americano e permitir a exportação de tecnologia nuclear civil para a Índia.

Trata-se da mais dramática ilustração do novo relacionamento especial que o primeiro-ministro David Cameron espera forjar com Nova Deli, destaca hoje na Inglaterra o jornal "The Guardian".

O fornecimento de conhecimentos nucleares é bastante controverso, uma vez que a Índia não é signatária do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

O Partido Trabalhista evitou oferecer cooperação a Nova Deli no domínio da energia nuclear com fins pacíficos, sempre no receio de que algum conhecimento fosse desviado para o programa nuclear militar dos indianos.

Os Estados Unidos sancionarem o uso de tecnologia nuclear civil pela Índia em 2008 e o ministério britânico do Comércio tem vindo a encarar a mesma possibilidade.

Os ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros é que se mostravam renitentes à exportação de tecnologia nuclear civil para a Índia com medo de melindrar o Paquistão, bem como com receio de qualquer associação entre os programas nucleares civil e militar de Nova Deli.

Vince Cable, o ministro do Comércio, grande campeão da ajuda à Índia, anunciou esta manhã a alteração da posição britânica, numa altura em que David Cameron se encontra em Nova Deli para estreitar laços com aquela antiga colónia de Londres.

“Há companhias britânicas, como a Rolls Royce, a Serco e outras que poderão fazer muitos negócios na Índia”, disse Cable, ao explicar a disponibilização da tecnologia nuclear civil.

Com Cameron encontra-se a maior comitiva comercial britânica dos tempos modernos, ansiosa de conseguir novas oportunidades, que se traduzam na criação de mais postos de trabalho no Reino Unido.

Fonte: Publico PT