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O tempo está se esgotando para a África do Sul decidir unir-se ao programa acelerado do Brasil para fabricar uma nova aeronave de transporte militar e de reabastecimento em voo, o KC-390.

O site Engineering News Online apurou que a fabricante do KC-390, a Embraer, quer que a África do Sul tome a decisão se vai participar ou não até o final desse mês.

A África do Sul apelou por uma extensão do prazo para o final de setembro. “Nós pedimos para Embraer que aceite este adiamento. Eles provavelmente aceitarão,” declarou um diplomata brasileiro, que, por acordo, não pode dar nome. “Mas nós não podemos esperar que a Embraer espere mais que isso.”

A Embraer anunciou o projeto, então designado C-390, em abril de 2007. A estatal da África do Sul, o grupo de defesa Denel, revelou seu interesse em participar no projeto em janeiro de 2008. O projeto tornou-se um programa oficial com a assinatura de um contrato de desenvolvimento de US$ 1,3 bilhão entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira durante a exibição Latin America Aero and Defence (LAAD) no Rio de Janeiro em abril de 2009 – onde a partir de então a aeronave foi redesignada KC-390.

A Denel Saab Aerostructures, subsidiária da Denel, confirmou que começou as negociações com a Embraer em junho de 2009 sobre o projeto. A África do Sul foi publicamente identificada como uma potencial parceira aprovada pelo Comando da FAB em março desse ano.

Enquanto isso, no Farnborough International Airshow na Inglanterra, na quarta-feira, a Força Aérea Brasileira assinou uma Carta de Intenção com a Embraer para adquirir 28 aeronaves KC-390. Isto é adicional ao contrato de desenvolvimento, o qual cobre a construção, testes em voo e certificação de duas aeronaves protótipos. O primeiro voo do KC-390 está previsto para 2014, e a entrada inicial em operação até o final de 2015.

Existe uma especulação da imprensa de defesa brasileira que a Força Aérea Brasileira poderia eventualmente encomendar até 70 aeronaves KC-390, enquanto que os Correios do Brasil poderiam encomendar até 20 das aeronaves para atender a rápida demanda de correio aéreo e de encomendas do país.

Outros prováveis países parceiros do programa são o Chile, a Colômbia e Portugal.

A Embraer espera vender cerca de 700 KC-390.

Fonte: engineeringnews.co.za – Via: Cavok