Mergulhadores começaram a preparar o local de recuperação de um avião da Segunda Guerra Mundial no fundo do Reservatório Lower Otay, em San Diego, Califórnia.

Bob Rasmussen, diretor do Museu Nacional da Aviação Naval, disse que ainda não tem uma data exata para iniciar a recuperação do Curtiss SB2C-4 Helldiver, mas espera que seja em agosto.

A prefeitura de San Diego irá providenciar um aparelho de sucção para coletar qualquer resquício de combustível, óleo e outras toxinas que possam vazar do avião para o reservatório. Uma empresa de Chicago será responsável por limpar o avião de destroços para ser içado.

Taras Lyssenko, da A&T Recovery, traçou um plano para recuperar a aeronave: “A primeira coisa que temos que fazer é retirar toda a lama, de dentro e ao redor do avião. Temos que verificar a integridade da estrutura antes de tentar içá-la. Também temos que checar por combustível e toxinas”.

Já se passou quase um ano desde que dois pescadores, Duane Johnson e Curtis Howard, descobriram o avião debaixo de 26 metros de água a sudeste da doca do reservatório.

O Helldiver permanece lá desde 28 de maio de 1945. Naquela data, o piloto naval E. D. Frazar fez um pouso forçado quando o motor do avião falhou. Frazar e seu artilheiro, Joseph Metz, sobreviveram à queda e nadaram até a margem. Hojem, ambos já são falecidos, mas familiares aguardam ansiosos o processo de recuperação.

O Museu está esperançoso de que a aeronave esteja em boas condições e possa ser restaurada para integrar o acervo em Pensacola, Flórida. Há cerca de cinco Helldivers sobreviventes dos estimados 7.000 construídos durante a guerra. A Marinha não tem um exemplar em sua coleção.

Definitivamente queremos um SB2C e achamos que essa é nossa melhor oportunidade de conseguir um”, disse Rasmussen.

Ed Ellis, da Fundação do Museu da Aviação Naval, disse que a fundação irá custear a recuperação. Usará dinheiro doado ao museu por Marlon Overholt, piloto na Segunda Guerra e antigo voluntário da instituição.

Ele deixou ao museu mais de 1 milhão de dólares para uso na recuperação, restauração e exibição de aeronaves no museu”, disse Ellis.

Fonte: Sign On San Diego, 14 de julho de 2010 - Sala de Guerra.

Logotipo e serial da Marinha do Helldiver no fundo do Reservatório Lower Otay.