Dois aviões de combate gregos F-16 se chocaram no ar nesta quinta-feira (25), informou a imprensa local, acrescentando que um dos pilotos aparentemente conseguiu acionar o assento injetável.

A colisão aconteceu no sul da ilha de Creta, segundo as fontes. A Força Aérea da Grécia e o Ministério da Defesa ainda não confirmaram o acidente.

Caças F-16 da Força Aérea da Grécia sobrevoam a região do Peloponeso; imprensa local diz que aviões se chocaram durante voo nesta quinta

O F-16 é um dos aviões de combate mais populares do mundo. Produzida pela empresa americana Lockheed Martin, a aeronave entrou em serviço em 1979 e, ainda hoje, compõe grande parte da frota de caças da Força Aérea dos Estados Unidos.

Outros operadores do F-16 incluem as forças aéreas de Israel, Portugal, Chile e Grécia. O avião é considerado um caça multifunção, por poder atacar alvos em terra e ar.

Pequeno e ágil, o F-16 permite que o piloto fique sentado "sobre a fuselagem", protegido por um cockpit de vidro que proporciona excelente campo de visão no ambiente de batalha.

Fonte: R7